Cientistas descobrem como bactérias mantém a cabeça fria

24.04.2016

Até agora, era um mistério como as bactérias Pseudomonas syringae transformavam água em gelo em temperaturas acima de um ponto de congelação normal. Esta habilidade frio faz com que os micróbios sejam úteis na fabricação de neve artificial em estâncias de esqui.

Os pesquisadores sabiam que uma determinada proteína nas membranas das bactérias era de algum modo responsável por fazer a forma de gelo. A equipe descobriu que essa proteína de nucleação de gelo, Inaz, age como um molde para cristais de gelo. Uma vez arranjados em uma formação de promotores de gelo, as moléculas de água podem rapidamente dispersar a energia de calor.
Este processo de alinhamento torna-se mais proeminente como a temperatura da água cai em direção 5˚ Celsius, um grau acima do ponto de congelamento da água a  que a equipe usou em sua experiência (que continha uma forma pesada de hidrogênio). Fora do laboratório, P. syringae pode cristalizar de água em cerca de -2˚ C, vários graus acima da temperatura à qual os cristais de gelo geralmente formam.

Entender como P. syringae congela a água poderia informar a ciência além das encostas. Nos jardins, as bactérias podem causar estragos em plantas sensíveis à geada. E bactérias formadoras de gelo desempenham um papel importante no clima afetando os padrões de formação de nuvens e precipitação, dizem os pesquisadores.

Fonte:

• CURSOS
    CERTIFICADOS!
  • Nossos certificados são registrados internamente, associada a uma instituição educacional de ensino presencial, validamos a qualidade e a credibilidade de nossos cursos.
  • SAIBA COMO FUNCIONA