Fórum sobre Segurança Alimentar e Nutricional na América do Sul

12.06.2015

Pesquisadores, ativistas e integrantes de governos de 13 países sul-americanos debaterão aspectos de cooperação acadêmica para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da América Latina e para o desenvolvimento social, durante o 1º Fórum do Programa Rede SSAN-Unasul, que acontecerá de 24 a 26 de junho, no campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

O objetivo do evento é promover a integração de representantes dos governos e pesquisadores do Programa SSAN-Unasul, onde serão colocados em discussão princípios, metodologia e plano de trabalho. Ainda integra o escopo das atividades do fórum, a discussão de temas como o combate à pobreza, vulnerabilidade social e a insegurança alimentar, agricultura familiar e do campo; a preservação da identidade e cultura dos povos; pluralidade das fontes alimentares e priorização aos mercados.
Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), os maiores avanços no combate à fome são nas regiões latino-americanas, conforme o Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional de 2014 para América Latina e Caribe – documento apresentado pela FAO no ano passado. O desafio, conforme o órgão da ONU estima, é fazer com que 2,4 milhões de pessoas superem a fome ainda em 2015.

Alguns países membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) como Argentina, Brasil, Chile, Peru, Uruguai e Venezuela reduziram seu percentual de fome, em média, em 6,1% segundo a suas respectivas populações. Outros integrantes como Bolívia e Colômbia também apresentam níveis de avanço no acesso à alimentação. Os números do Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional refletem a adoção de políticas públicas que priorizam a segurança alimentar e nutricional de forma ampla e universal.

A criação da Rede SSAN-Unasul é um dos esforços para o fomento de ideias e ações que visam acelerar a erradicação de fome no continente. A rede se articula por meio de videoconferências, seminários e incentivo aos projetos de pesquisas brasileiros, que se desenvolvem numa rede de parcerias, entre instâncias governamentais e instituições de ensino de toda a América do Sul. Diante da dimensão continental de atuação para erradicação da fome e pobreza no continente sul-americano, o Fórum do Programa da Rede SSAN-Unasul estará aberto a pesquisadores, técnicos de governo e ativistas sociais interessados nas questões relativas à Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional na América do Sul.

O Fórum tem início, no dia 24, a partir das 8h30 com o credenciamento e a abertura oficial. Na sequência ocorre a conferência de abertura com o tema "Segurança Alimentar e Nutricional na América Latina, sob a coordenação de Alan Bojanic, da FAO Brasil. No período da tarde os debates serão centrados nas estratégias na área de Segurança Alimentar e Nutricional; integração acadêmica na América Latina, além do plano de trabalho da Rede SSAN-Unasul.
No dia 25 os trabalhos têm início a partir das 8h30 com a realização de mesa-redonda temática em redes colaborativas de pesquisa, ensino e extensão. Estarão à frente das discussões os professores Anna Christina Pinheiro Fernandes, da Universidae do Chile e Ministério da Saúde chileno; José Luiz Zambrano Mendoz, da INIAP- Equador ; Luz Stella Álvarez Castaño (Universidad de Antioqua- Colômbia) e Mônica Casanueva (CONACYT- Uruguai).
Ainda no dia 25, a partir das 11h30, serão formados grupos de trabalho para votação do estatuto do Programa SSAN-Unasul, além da constituição do Comitê Científico. Ao final do dia será apresentada à comunidade a Carta de Princípios para a rede.

Encerrando o 1º Fórum do Programa Rede SSAN-Unasul, no dia 26, serão promovidas palestra e oficina temáticas nos modelos de organizações integradas e colaborativas para atividades de ensino, pesquisa e extensão em Segurança Alimentar e Nutricional.

O 1º Fórum do Programa Rede SSAN-Unasul é uma realização da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), Governo Federal do Brasil, Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretaria de Ciência e Tecnologia Para Inclusão Social (Secis), Unesp, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Parque Tecnológico Itaipu. 
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo link https://goo.gl/U4xfM4

Serviço
1º Fórum do Programa Rede SSAN-Unasul

Quando: De 24 a 26 de junho de 2015
Onde: campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana ; Avenida Silvio Américo Sasdelli, 1842 - Vila A, Edifício Comercial Lorivo, Foz do Iguaçú- Paraná.
Inscrições: https://goo.gl/U4xfM4
Programação aqui.

 

Fonte: Unesp/Paulo

  • CURSOS
    CERTIFICADOS!
  • Nossos certificados são registrados internamente, associada a uma instituição educacional de ensino presencial, validamos a qualidade e a credibilidade de nossos cursos.
  • SAIBA COMO FUNCIONA

VEJA MAIS CURSOS ONLINE

Pague com:

FALE CONOSCO

REDES SOCIAIS