Unesp de Guaratinguetá testa veículos elétricos

17.06.2015

A Unesp de Guaratinguetá, através da Engenharia da Mobilidade Elétrica, está fazendo os testes dos veículos elétricos Kandi 5010, uma moto elétrica Kasinski (vermelha) e uma moto elétrica Thunder(azul).

Para carregar as baterias dos veículos elétricos estão sendo usados os painéis solares do Centro de Energias Alternativas  (www.feg.unesp.br/energiasalternativas). Há também a opção de carregamento rápido (20 minutos) usando a rede comum de 220V.

Estes veículos tem a vantagem de não produzirem poluição sonora, não emitirem gases poluentes e de tamanho ideal  para duas pessoas. Em muitas cidades do Brasil não é permitido mais 2 garagens por apartamento. Assim estes veículos elétricos, pelos tamanhos menores, são as opções adequadas quando há necessidade de 2 veículos numa família.

Para os pesquisadores da Unesp, os locais  mais importantes para o uso dos veículos elétricos são o meio rural e as cidades de pequeno porte. A energia para o veículo elétrico é fornecida por painéis fotovoltaicos quando o mesmo estiver longe da rede elétrica convencional, principalmente no meio rural.

Silenciosos, não poluentes e baixo custo de operação  são as vantagens de um veículo elétrico. Este é o caso da Unesp, Guaratinguetá  que investe em pesquisas nos primeiros veículos 100% elétricos para o Vale do rio Paraíba do Sul.

Carro Elétrico Kandi KD 5010
O modelo vem de fábrica com velocímetro, medidor de tensão das baterias, medição de rotação do motor, ar-condicionado, vidro elétrico, rádio com USB e freio a disco. O  veículo desenvolve acima de 70 km/h, sem barulho, sem emitir gases nocivos, o que o torna ideal para o trânsito nas grandes cidades. Tem um porta-malas de boa capacidade para as malas e bolsas de 2 pessoas.

Internamente os bancos são de tecidos. Para movimentar o veículo, o motorista aciona um botão de comando com 3 posições, ré, neutro e frente. O motorista também usa dois pedais, o do freio e a do acelerador. É só acelerar e frear, como nos carros automáticos.

Moto elétrica Thunder
Este veículo elétrico moderno tem um motor elétrico de 4 cv, acionada por baterias de lítio 72V-46Ah com as dimensões 2,18m x 1,15m x 0,85m. Capacidade de carga 200kg. Pode alcançar 120km/h e autonomia de 220 km.

Moto Kasinski Win Elektra
Este veículo elétrico tem um motor elétrico de 1,5 cv, com rodas aro 17” e freios a tambor acionada por baterias de chumbo 72V-20Ah com as dimensões 2,18m x 1,15m x 0,85m. Capacidade de carga 75kg. Pode alcançar 80 km/h.

Mais informações
treinamento@feg.unesp.br
(12) 3123-2777

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Fonte: UNESP/Felipe Jara

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