UFMS recebe veículo elétrico para desenvolvimento de pesquisas

Veículo Elétrico
Veículo elétrico para desenvolvimento de pesquisas

Ontem, 5, a UFMS recebeu um veículo elétrico para uso institucional, fruto de um projeto de pesquisa de graduação e pós-graduação em Engenharia Elétrica com financiamento de duas concessionárias de energia, por meio de um programa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

COMPARTILHE ESTA INFORMAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on pinterest
Share on whatsapp

O projeto visa incentivar a mobilidade elétrica por meio do veículo e da instalação de um eletroposto para bicicletas. O carro foi concedido pela concessionária Renault e o eletroposto está sendo construído na Cidade Universitária. A troca de energia entre o eletroposto, o carro e as bicicletas é o objeto de estudo das pesquisas.

“O nosso objetivo é encontrar soluções tecnológicas. Esse carro é totalmente elétrico e nós vamos ter um eletroposto na nossa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com carregamento rápido e vamos testar a conexão wireless para carregamento. São várias inovações que a Universidade está fazendo em algumas áreas estratégicas e ter uma cidade inteligente, uma cidade sustentável, é nosso objetivo para Mato Grosso Sul e para o Brasil”, afirma o reitor Marcelo Turine.

O projeto abrange o fomento e desenvolvimento de tecnologias, o incentivo à compra e venda de veículos elétricos – que por não produzirem poluentes, como os veículos com motores a combustão, são considerados tendência para o futuro -, e a promoção da ideia de eletropostos sustentáveis.

Carro
Veículo Elétrico, para desenvolvimento de pesquisas

O professor Ruben Barros Godoy é coordenador da pesquisa e, segundo ele, o objetivo é focar na interação dos veículos com a energia elétrica e, dessa forma, analisar a viabilidade de carros elétricos doarem energia quando a rede elétrica falhar e até mesmo a possibilidade de carregá-los sem necessidade de fios. “Não é apenas, nesse instante, mostrar que o veículo elétrico funciona e que de fato ele é importante – como ele vai ser para nossa Universidade -, mas também desenvolver tecnologias alternativas, como no caso do veículo interagir com a rede elétrica, podendo inclusive fornecer energia para a rede elétrica nos momentos que ela precisar, e obviamente absorver nos instantes em que ele precisa ser carregado. Mais do que isso, nós queremos que, no futuro próximo, o veículo não necessite mais de cabos para carregamento”.

De acordo com Ruben, foram as empresas que abordaram e convidaram a Universidade para participar do projeto. “O convite foi feito a nós com base no nosso conhecimento e após uma série de negociações, nós aceitamos, mas sob uma condição: que a UFMS também fosse detentora de um eletroposto e de um veículo, que é o que estamos recebendo hoje aqui”, conta.

O fácil acesso dos pesquisadores, professores e estudantes a estes componentes irá facilitar a capacitação e a produção sobre o tema, como o desenvolvimento de artigos científicos, por exemplo, algo que o professor Edson Batista vê como uma das relevâncias do projeto, além da sustentabilidade.

“A importância desse projeto, em termos de sustentabilidade, é ele ajudar o sistema elétrico, porque em determinados momentos a gente tem possibilidade do próprio veículo fornecer energia para o sistema e inclusive às bicicletas também, então ele vai aliviar o sistema elétrico. Em aspecto profissional, também para os professores e estudantes ele é muito importante, porque além de nos qualificar em uma tecnologia emergente e inovadora, ele traz para os alunos essa possibilidade de trabalhar com uma tecnologia de vanguarda”, diz.

O professor Moacyr Brito é gestor técnico do V2G (Vehicle to Grid, termo em inglês para designar quando veículos elétricos devolvem energia à rede). Ele acredita que o projeto irá fomentar, a nível nacional, pesquisas que incentivem a substituição dos veículos a combustão por veículos totalmente elétricos, e reforça o cunho sustentável da proposta. “Nessa pesquisa nós conseguimos unir diversas frentes, como a instalação de eletropostos. Fazemos também, dentro deste eletroposto, a gestão eficiente de energia entre sistemas de captação solar, como os fotovoltaicos, e conseguimos então, gerando energia limpa, carregar as baterias desse veículo elétrico e fazer também a troca de energia entre a bateria do veículo, a rede e um conjunto de bicicletas elétricas que o projeto também irá receber”.

O eletroposto já está sendo construído e ficará próximo ao Complexo Aquático e ao Restaurante Universitário. Já o carro elétrico será utilizado pelo setor de Segurança da UFMS, para fazer rondas no campus.

Texto: Leticia Bueno

Fotos: Leandro Benites

Fonte: https://www.ufms.br/ufms-recebe-veiculo-eletrico-para-desenvolvimento-de-pesquisas/

COMPARTILHE ESTA INFORMAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on pinterest
Share on whatsapp

NOSSOS ARTIGOS ESPECIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMOS ARTIGOS

Nossas Redes Sociais