Sinop – Programação especial de Outubro Rosa conta com atividades gratuitas e apoio de universidade

  • Post category:Dicas
Sinop – Programação especial de Outubro Rosa conta com atividades gratuitas e apoio de universidade
Atividades gratuitas e apoio de universidade

 

Pesquisa aponta que mulheres aguardam fim da pandemia para realizar consultas e especialista explica a importância da ação diante deste cenário

 

Uma pesquisa realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), revela que 47% mulheres aguardam o fim da pandemia para retornar à rotina de consultas médicas. Diante desta realidade, o curso de enfermagem da Universidade de Cuiabá (Unic) de Sinop participa do 1° Movimento de Prevenção e Controle do câncer de colo uterino, de mama e ginecológico, no dia 23 de outubro (sábado), das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A ação é realizada pelo Centro de Referência em Saúde da Mulher de Sinop, com apoio da Unic, e faz alusão ao “Outubro Rosa”. Na ocasião será feita a coleta de exame preventivo do colo do útero e avaliação das mamas para o público feminino, com o apoio dos estudantes do curso de enfermagem, que atuarão sob orientação de professores e profissionais da área.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram estimados 560 novos casos da doença para Mato Grosso até 2022, com uma taxa de incidência de 36,75 casos por 100 mil mulheres. A coordenadora do curso de enfermagem da Unic, Tânia Ramos Silva, explica que o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no mundo, representando 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. Diz que é também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população (IARC, 2020).

A especialista considera a ação de grande valia para a sociedade, pois os exames de rotina são essenciais. “É importante saber as estimativas de casos para entender a magnitude da doença na região e poder preparar ações para mitigar os impactos. A identificação precoce faz parte deste cuidado”, comenta.

A professora indica que as medidas para se proteger do coronavírus devem permanecer, ao mesmo tempo em que o rastreio do câncer de mama é feito, pois “devemos manter o uso da máscara e álcool em gel para evitar contrair a covid-19. O que não pode acontecer é adiar o diagnóstico, o importante é detectar a doença no início”, pontua.

A pesquisa feita pelo Ipec demonstra que 21% das mulheres não sabiam que o aparecimento de caroços nos seios, perceptíveis ao toque, significava que a doença já estava em estágio avançado. Sobre o autoexame, a professora explica que a postura atenta das mulheres no conhecimento do seu corpo é importante e que pode sim detectar a doença, mas que, sozinho, não é suficiente. “Quando o nódulo é perceptível ao toque, significa que a doença está em estágio avançado e as chances de cura são menores”, comenta.

A programação do evento vai até o dia 30.10 e conta com a realização de consultas ginecológicas previamente agendadas pela Central Municipal de Regulação. Também serão disponibilizados testes rápidos para identificação de doenças como HIV, Hepatite B e C e Sífilis às pacientes já agendadas. Ao término, uma roda de conversa sobre câncer de colo uterino, mamas e infecções sexualmente transmissíveis será desenvolvida às participantes.
Confira a programação completa do evento aqui.

UNIC

Fundada em 1988, a Unic foi a primeira instituição privada de ensino superior no Mato Grosso e é uma das universidades mais conhecidas e tradicionais da região, tendo formado milhares de alunos nos cursos presencias e a distância. Com unidades em várias cidades do estado e representatividade em diversos campos de atuação, a instituição oferece cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu, além de programas de mestrado e doutorado.

→ LEIA TAMBÉM:

 

De portas abertas para a comunidade, a instituição presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unic oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a Unic passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: www.unic.br

Fonte do Monitor de Notícias Acadêmicas: https://www.portaluniversidade.com.br/noticias/sinop-programacao-especial-de-outubro-rosa-conta-com-atividades-gratuitas-e-apoio-de-universidade/

Fonte: https://www.cenariomt.com.br/mato-grosso/sinop/sinop-programacao-especial-de-outubro-rosa-conta-com-atividades-gratuitas-e-apoio-de-universidade/