Você já pensou em se especializar em Tecnologias de Informática na Educação (TIE)? Essa é uma área que está em alta demanda no mercado de trabalho, pois envolve o uso de ferramentas digitais para facilitar e inovar o processo de ensino-aprendizagem.
Se você tem interesse em se qualificar nesse campo, não perca a oportunidade de se inscrever na especialização gratuita oferecida pela Universidade Estadual de Londrina-UEL, em parceria com o sistema Universidade Aberta do Brasil.
As aulas serão online, com apenas um encontro presencial por semestre no polo escolhido. Mas atenção: as inscrições começaram dia 29/06 e vão até o dia 12 de julho. Confira a seguir como participar da seleção e quais são os polos disponíveis.
Quem pode se candidatar às vagas
Para concorrer a uma das vagas na especialização gratuita em TIE da UEL, você precisa ter concluído um curso superior em qualquer área, reconhecido pelo MEC. Além disso, você precisa ter acesso à internet e disponibilidade para participar dos encontros presenciais no polo que você escolher. A especialização tem duração de 18 meses, com carga horária total de 420 horas. O curso é composto por disciplinas como Fundamentos da Educação a Distância, Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, Design Instrucional, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, entre outras.
LEIA TAMBÉM:
- Como escolher uma pós adequada às suas metas e interesses?
- 5 melhores dicas para escolher pós em administração
- Dicas para fazer pós-graduação em outra área
- Como funciona uma Pós-Graduação? Dicas 2023
Como se inscrever na seleção
Para se inscrever na seleção da especialização gratuita em TIE da UEL, você deve seguir os seguintes passos:
1. Leia atentamente o edital do processo seletivo, disponível neste link, e verifique se você atende a todos os requisitos exigidos.
2. Escolha um dos polos onde o curso será ofertado. Veja a lista de polos e o número de vagas em cada um deles no próximo subtítulo.
3. Prepare os documentos solicitados no edital, que são: cópia do diploma ou certificado de conclusão do curso superior; cópia do histórico escolar do curso superior; cópia do documento de identidade; cópia do CPF; cópia do comprovante de residência; currículo lattes atualizado; carta de intenção explicando os motivos para fazer o curso; e comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 81.
4. Envie os documentos para o e-mail [email protected], identificando o assunto com “Inscrições Especialização em Tecnologias de Informática na Educação -TIE – polo – NOME DO/A CANDIDATO/A”. Por exemplo: Inscrições Especialização em Tecnologias de Informática na Educação -TIE – polo Londrina – João da Silva.
5. Aguarde a confirmação da sua inscrição por e-mail e fique atento ao cronograma do processo seletivo.
Polos e vagas disponíveis
A especialização gratuita em TIE da UEL será ofertada em 11 polos no estado do Paraná, totalizando 250 vagas. Veja abaixo quais são os polos e quantas vagas há em cada um deles:
- Assaí (35 vagas);
- Jacarezinho (18 vagas);
- Pinhão (25 vagas);
- Ibaiti (18 vagas);
- Nova Londrina (22 vagas);
- Cruzeiro do Oeste (18 vagas);
- Jaguapitã (18 vagas);
- Apucarana (23 vagas);
- Londrina (36 vagas);
- São João do Ivaí (18 vagas);
- Rio Negro (20 vagas).
Você deve escolher um polo no momento da inscrição e não poderá mudar depois. Cada semestre haverá um encontro presencial no polo, onde você terá contato com os professores e colegas do curso. Os encontros serão agendados com antecedência e divulgados no ambiente virtual de aprendizagem.
Como será a seleção dos candidatos?
A seleção dos candidatos à especialização gratuita em TIE da UEL será feita por meio de uma análise do currículo lattes e da carta de intenção. Os critérios de avaliação serão:
– Formação acadêmica: serão considerados os títulos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, bem como os cursos de extensão e atualização na área de educação ou tecnologia;
– Experiência profissional: serão consideradas as atividades de docência, gestão, pesquisa ou desenvolvimento na área de educação ou tecnologia;
– Produção científica: serão considerados os artigos, livros, capítulos de livros, trabalhos em eventos e outras publicações na área de educação ou tecnologia;
– Carta de intenção: será considerada a clareza, a coerência, a relevância e a adequação dos motivos para fazer o curso.
A pontuação máxima será de 100 pontos, sendo 40 para a formação acadêmica, 30 para a experiência profissional, 20 para a produção científica e 10 para a carta de intenção. Serão classificados os candidatos que obtiverem pelo menos 50 pontos. Em caso de empate, terá preferência o candidato que tiver maior pontuação na formação acadêmica, seguido pela experiência profissional, pela produção científica e pela carta de intenção.
O resultado da seleção será divulgado no dia 26 de julho, no site do Núcleo de Educação a Distância da UEL. Os candidatos aprovados deverão confirmar sua matrícula por e-mail até o dia 28 de julho. As aulas terão início no dia 2 de agosto.
Mais informações sobre o curso
Se você ficou interessado em se especializar em Tecnologias de Informática na Educação (TIE) pela UEL, não deixe de acessar o site do Núcleo de Educação a Distância da universidade, onde você encontrará mais informações sobre o curso, como o projeto pedagógico, o corpo docente, o cronograma das disciplinas e as orientações para os alunos. Você também pode entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail [email protected]. Será cobrada uma taxa de participação no processo seletivo é de R$ 81, mas é possível solicitar a isenção.
Informações sobre Edital.
Inscrições abertas para a especialização gratuita em Tecnologias de Informática na Educação (TIE). O curso é online e tem vagas em 11 polos. Inscreva-se já!
Fonte de Notícias Acadêmicas: https://www.portaluniversidade.com.br/especializacao/inscreva-se-na-especializacao-em-tie-da-uel/