Educação e Contemporaneidade: pós-graduação da UNEB

Educação e Contemporaneidade: pós-graduação da UNEB
Inscreva-se na pós-graduação em Educação da UNEB

Você tem interesse em aprofundar os seus estudos na área de Educação e compreender os desafios e as possibilidades da Educação no contexto atual? Então, não perca essa oportunidade: a Universidade do Estado da Bahia – UNEB está com as inscrições abertas para o seu renomado programa de pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, que oferece cursos de Mestrado e Doutorado.

O programa tem como objetivo formar pesquisadores e profissionais capacitados para analisar, problematizar e intervir nas questões educacionais que emergem na sociedade contemporânea, a partir de uma perspectiva crítica, interdisciplinar e comprometida com a transformação social.

Para isso, o programa conta com quatro linhas de pesquisa que abordam temas relevantes e atuais, tais como:

LEIA TAMBÉM:

– Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural: nesta linha, os pesquisadores investigam as relações entre educação, cultura, história e memória, buscando compreender como os processos civilizatórios se manifestam na educação e como a educação contribui para a construção de identidades, diversidades e cidadanias.
– Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador: nesta linha, os pesquisadores estudam as dimensões teóricas e práticas da educação, enfocando os processos de ensino-aprendizagem, as metodologias, as políticas e as práticas pedagógicas, bem como a formação inicial e continuada dos educadores.
– Educação, Gestão e Desenvolvimento Local e Sustentável: nesta linha, os pesquisadores analisam as relações entre educação, gestão, desenvolvimento e sustentabilidade, explorando as potencialidades da educação para o fortalecimento de comunidades locais, a promoção da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.
– Educação, Currículo e Processos Tecnológicos: nesta linha, os pesquisadores examinam as implicações dos processos tecnológicos na educação, especialmente no que se refere ao currículo, às linguagens, às mídias e às novas formas de produção e circulação do conhecimento.

Como se inscrever para o Mestrado e Doutorado em Educação e Contemporaneidade da UNEB?

Se você ficou interessado em participar do programa de pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB, fique atento aos prazos e aos requisitos. O Edital 071/2023 publicado em Julho no Diário Oficial oferece 48 vagas para o ano de 2024, sendo 28 vagas para o Mestrado e 20 vagas para o Doutorado.

As inscrições podem ser feitas entre os dias 10 de julho e 11 de agosto de 2023, pelo site da instituição. A taxa de inscrição é de R$ 150 (Mestrado) e R$ 200 (Doutorado).

Para se inscrever, é preciso preencher o formulário online disponível no site da UNEB e anexar os seguintes documentos:

– Cópia do diploma ou certificado de conclusão do curso superior (para o Mestrado) ou do curso de Mestrado (para o Doutorado);
– Cópia do histórico escolar do curso superior (para o Mestrado) ou do curso de Mestrado (para o Doutorado);
– Cópia do currículo Lattes atualizado;
– Cópia do documento de identidade;
– Uma foto 3×4 recente;
– Anteprojeto de pesquisa (para o Mestrado) ou projeto de pesquisa (para o Doutorado), conforme as normas especificadas no edital.

Como será o processo seletivo para o Mestrado e Doutorado em Educação e Contemporaneidade da UNEB?

Após se inscreverem, os candidatos ao Mestrado ou ao Doutorado em Educação e Contemporaneidade da UNEB passarão por um rigoroso processo seletivo, que envolve as seguintes etapas:

Mestrado:

– Aderência: nesta etapa, os candidatos serão avaliados quanto à adequação do seu anteprojeto de pesquisa à linha de pesquisa escolhida e aos objetivos do programa. A aderência será verificada por meio da análise documental do anteprojeto e do currículo Lattes dos candidatos.
– Prova Dissertativa: nesta etapa, os candidatos serão submetidos a uma prova escrita, que consistirá na elaboração de um texto dissertativo sobre um tema relacionado à área de Educação e Contemporaneidade. A prova terá duração de quatro horas e será realizada no dia 15 de setembro de 2023, das 14h às 18h, na sede do programa, em Salvador.
– Avaliação do Anteprojeto: nesta etapa, os candidatos terão o seu anteprojeto de pesquisa avaliado por uma banca examinadora composta por três professores do programa, que levarão em conta os seguintes critérios: clareza, coerência, relevância, originalidade e viabilidade da proposta de pesquisa.
– Análise Curricular: nesta etapa, os candidatos terão o seu currículo Lattes analisado por uma comissão de seleção, que atribuirá uma pontuação conforme a produção acadêmica e a experiência profissional dos candidatos na área de Educação.
– Entrevista: nesta etapa, os candidatos serão entrevistados pela banca examinadora que avaliou o seu anteprojeto de pesquisa, que poderá questioná-los sobre os aspectos teóricos e metodológicos da sua proposta, bem como sobre o seu interesse e motivação para ingressar no programa.

Doutorado:

– Aderência do projeto de pesquisa: nesta etapa, os candidatos serão avaliados quanto à adequação do seu projeto de pesquisa à linha de pesquisa escolhida e aos objetivos do programa. A aderência será verificada por meio da análise documental do projeto e do currículo Lattes dos candidatos.
– Prova Dissertativa: nesta etapa, os candidatos serão submetidos a uma prova escrita, que consistirá na elaboração de um texto dissertativo sobre um tema relacionado à área de Educação e Contemporaneidade. A prova terá duração de quatro horas e será realizada no dia 15 de setembro de 2023, das 14h às 18h, na sede do programa, em Salvador.
– Avaliação do Projeto: nesta etapa, os candidatos terão o seu projeto de pesquisa avaliado por uma banca examinadora composta por três professores do programa, que levarão em conta os seguintes critérios: clareza, coerência, relevância, originalidade e viabilidade da proposta de pesquisa.
– Análise Curricular: nesta etapa, os candidatos terão o seu currículo Lattes analisado por uma comissão de seleção, que atribuirá uma pontuação conforme a produção acadêmica e a experiência profissional dos candidatos na área de Educação.
– Entrevista: nesta etapa, os candidatos serão entrevistados pela banca examinadora que avaliou o seu projeto de pesquisa, que poderá questioná-los sobre os aspectos teóricos e metodológicos da sua proposta, bem como sobre o seu interesse e motivação para ingressar no programa.

→O resultado final da seleção será divulgado no dia 30 de novembro de 2023, no site da UNEB.

Cronograma do processo seletivo:

Período para inscrição – 10/07/23 a 11/08/23
Homologação das inscrições – 21/08/23
Recurso da Homologação – 22/08/23 e 23/08/23
Resultado do Recurso – 25/08/2023
Análise de aderência à área – 38 28/08/23 a 08/09/23
Resultado da análise da aderência – 13/09/23
Recurso da análise de aderência à área 38 – 14/09/23 e 15/09/23
Resultado do Recurso – 21/09/23
Análise do projeto de Pesquisa – 22/09 a 06/10/23
Resultado da análise do Projeto – 11/10/23
Recurso da análise do projeto de Pesquisa – 16/10 a 17/10/23
Resultado do Recurso – 20/10/2023
Análise do Memorial – 23/10 a 03/11/2023
Resultado da Análise do Memorial – 08/11/23
Recurso da análise do Memorial – 09/11 a 10/11/2023
Resultado do Recurso – 14/11/23
Análise do Currículo Lattes – 16/11 a 22/11/23
Resultado da Análise do Currículo Lattes – 24/11/23
Recurso da Análise do Currículo – 27/11 a 28/11/23
Resultado do Recurso – 30/11/23
Entrevista – 01/12 a 07/12/23
Resultado da entrevista – 12/12/23
Recurso da entrevista – 13/12 a 14/12/23
Resultado do recurso – 18/12/23
Resultado Final do Processo Seletivo – 18/12/23
Matrícula A definir
Início das Aulas A definir

Não perca essa chance de se qualificar na área de Educação e compreender os desafios e as possibilidades da Educação no contexto atual. Inscreva-se já no programa de pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB!

Fonte de Notícias Acadêmicas: https://www.portaluniversidade.com.br/mestrado-e-doutorado/educacao-e-contemporaneidade-pos-graduacao-da-uneb/

Portal Universidade

Notícias diárias preparadas por nossa dedicada equipe - composta por professor de comunicação social e um editor e designer - para trazer até você as notícias mais recentes e relevantes do mundo acadêmico. Colaboramos diretamente com instituições de ensino superior para garantir que nossos leitores tenham acesso a conteúdos verídicos, atualizados e de alta qualidade. Valorizamos a educação e o poder transformador do conhecimento. Siga-nos também pelo Instagram.

Deixe um comentário