Mestrado e doutorado em engenharia elétrica na Udesc

Mestrado e doutorado em engenharia elétrica na Udesc
Inscreva-se na pós-graduação em engenharia elétrica

Você tem interesse em se aprofundar nos estudos de engenharia elétrica e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da área? Então, não perca essa oportunidade: a Udesc Joinville está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado acadêmico em engenharia elétrica até o dia 7 de julho de 2023. São 30 vagas no total, sendo 15 para cada nível de formação. Neste texto, você vai saber como se inscrever, quais são as linhas de pesquisa oferecidas e como concorrer a bolsas de estudo. Confira!

Como se inscrever?

Para se inscrever, você deve acessar o formulário online no site da Udesc Joinville e preencher os dados solicitados. Além disso, você deve enviar os documentos exigidos pelo edital, como histórico escolar, currículo Lattes, projeto de pesquisa e carta de referência. O edital completo está disponível no site da Udesc Joinville e você deve lê-lo com atenção antes de se inscrever. As inscrições que não estiverem em conformidade com o edital serão desconsideradas. A lista das inscrições homologadas será divulgada no site da Udesc Joinville até o dia 11 de julho de 2023.

Como será a seleção?

A seleção dos candidatos será feita por uma comissão de professores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEEL) da Udesc Joinville. A seleção será baseada na análise dos documentos enviados pelos candidatos, na carta de referência e na entrevista. A entrevista será realizada por videoconferência e terá como objetivo avaliar o perfil, a motivação e a capacidade do candidato para desenvolver o projeto de pesquisa proposto. A nota final será calculada pela média ponderada dos critérios de avaliação. A relação final dos aprovados será publicada no site da Udesc Joinville até o dia 14 de julho de 2023.

Quais são as linhas de pesquisa?

O PPGEEL da Udesc Joinville tem como área de concentração Sistemas Eletroeletrônicos, que abrange o estudo, o projeto, a implementação e a aplicação de sistemas que envolvem componentes elétricos e eletrônicos. Dentro dessa área, existem duas linhas de pesquisa: Controle e Instrumentação e Processamento de Energia Elétrica.

A linha de pesquisa Controle e Instrumentação visa desenvolver técnicas, métodos e dispositivos para o controle e a medição de sistemas dinâmicos, como robôs, veículos, máquinas, processos industriais, biológicos e ambientais. Alguns exemplos de temas de pesquisa nessa linha são: controle inteligente, controle ótimo, controle robusto, controle adaptativo, controle não linear, controle preditivo, controle por aprendizado de máquina, controle por visão computacional, controle por redes neurais artificiais, controle por lógica fuzzy, instrumentação virtual, instrumentação embarcada, instrumentação biomédica, instrumentação ambiental e instrumentação industrial.

A linha de pesquisa Processamento de Energia Elétrica visa desenvolver técnicas, métodos e dispositivos para o processamento eficiente e confiável da energia elétrica em sistemas elétricos de potência, sistemas eletrônicos de potência e sistemas fotovoltaicos. Alguns exemplos de temas de pesquisa nessa linha são: análise e projeto de sistemas elétricos de potência, qualidade da energia elétrica, proteção e controle de sistemas elétricos de potência, geração distribuída, redes inteligentes (smart grids), micro-redes (microgrids), conversores estáticos de potência, acionamento elétrico de máquinas elétricas, sistemas ininterruptos de energia (UPS), fontes alternativas e renováveis de energia (eólica, solar), sistemas fotovoltaicos (isolados ou conectados à rede), armazenamento
de energia (baterias) e gestão da demanda.

Como concorrer a bolsas de estudo?

Os candidatos que se inscreverem nos cursos de mestrado e doutorado acadêmico em engenharia elétrica da Udesc Joinville podem concorrer a bolsas de estudo, que são concedidas de acordo com o desempenho acadêmico e a disponibilidade de recursos financeiros. As bolsas de estudo são provenientes de órgãos de fomento internos (Udesc) e externos (Capes, CNPq, Fapesc), e têm valores e durações variáveis. Para concorrer às bolsas, os candidatos devem manifestar o seu interesse no formulário de inscrição e atender aos requisitos das resoluções vigentes do PPGEEL. A implementação e a manutenção das bolsas dependem da disponibilidade de recursos dos órgãos de fomento, não sendo uma responsabilidade exclusiva do PPGEEL.

Mais informações

Se você ficou interessado em se inscrever nos cursos de mestrado e doutorado acadêmico em engenharia elétrica da Udesc Joinville, não perca tempo e faça já a sua inscrição. Se você tiver alguma dúvida ou quiser mais informações, entre em contato com o PPGEEL pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (47) 3481-7900. Não deixe de acessar também o site da Udesc Joinville para conhecer melhor a instituição, os professores, as disciplinas, as infraestruturas e as atividades de pesquisa e extensão. A Udesc Joinville espera por você!

⇒ Edital

Quer se qualificar e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico da engenharia elétrica? Então, não perca essa oportunidade: inscreva-se já nos cursos de mestrado e doutorado da Udesc Joinville.  Não deixe para depois, faça já a sua inscrição!

Fonte de Notícias Acadêmicas: https://www.portaluniversidade.com.br/mestrado-e-doutorado/mestrado-e-doutorado-em-engenharia-eletrica-na-udesc/

Portal Universidade

Notícias diárias preparadas por nossa dedicada equipe - composta por professor de comunicação social e um editor e designer - para trazer até você as notícias mais recentes e relevantes do mundo acadêmico. Colaboramos diretamente com instituições de ensino superior para garantir que nossos leitores tenham acesso a conteúdos verídicos, atualizados e de alta qualidade. Valorizamos a educação e o poder transformador do conhecimento. Siga-nos também pelo Instagram.

Deixe um comentário