O Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) abriu as inscrições para o curso de Mestrado Profissional em Energia e Sociedade.
Serão oferecidas 20 vagas gratuitas para o ano letivo de 2025, com aulas na modalidade de Ensino à Distância (EaD).
O programa é estruturado em linhas de pesquisa que abordam temas como sustentabilidade, biocombustíveis e desenvolvimento de cidades inteligentes.
As inscrições vão até às 23h59 do dia 14 de janeiro de 2025.
Interessados devem seguir as instruções detalhadas no edital e realizar o procedimento online. A gratuidade do curso inclui a isenção de mensalidades, proporcionando acesso a uma formação de qualidade.
→ Para não perder nossas atualizações, sempre publicamos as novidades no instagram do Portal Universidade (@portaluniversidade).
Detalhes sobre as vagas e os temas de pesquisa
Conforme o edital, o curso oferecerá um total de 20 vagas, distribuídas entre os seguintes temas de pesquisa:
- Biorrefinarias baseadas em resíduos e economia circular: 3 vagas.
- Uso de biocombustíveis e hidrogênio renovável no transporte: 3 vagas.
- Educação e Energia: 2 vagas.
- Gestão sustentável do transporte de carga: 3 vagas.
- Estratégias computacionais para tomadas de decisão em cidades inteligentes e indústrias 4.0: 0 vagas (nenhuma oferta neste tema).
- Transporte e desenvolvimento sustentável: 3 vagas.
- Meio ambiente, sustentabilidade e interdisciplinaridade: 3 vagas.
- Perspectivas da geração e uso da energia: 3 vagas.
Os candidatos interessados deverão selecionar um único tema de pesquisa no momento da inscrição, que deverá estar alinhado à sua proposta de estudo. A orientação acadêmica será realizada por docentes especializados em cada tema.
Processo seletivo e inscrições
O processo seletivo para o curso de Mestrado Profissional em Energia e Sociedade é composto por três etapas: inscrição, classificação e matrícula.
- As inscrições estarão abertas das 00h do dia 13 de dezembro de 2024 até as 23h59 do dia 14 de janeiro de 2025. Brasileiros(as) e estrangeiros(as) residentes no Brasil devem realizar a inscrição através do site oficial do programa.
- Já os estrangeiros(as) residentes no exterior, sem CPF, devem se inscrever enviando e-mail para o endereço : [email protected] com cópia para: [email protected] ou mailto:[email protected].
- No ato da inscrição, os candidatos deverão enviar um arquivo único em formato PDF contendo os documentos exigidos, incluindo o diploma ou declaração de conclusão da graduação, histórico escolar, currículo Lattes atualizado, proposta de pesquisa e certificado de proficiência em inglês (caso aplicável).
→ Todas as instruções detalhadas estão disponíveis no edital completo, que pode ser acessado através do site oficial do programa (acessando aqui).
♦ Indicamos também a leitura de:- Listagem atualizada diariamente com Mestrados no Brasil
- Pós-graduação gratuita, conseguindo bolsa para seus estudos
- Recolocação no Mercado de Trabalho: Habilidades e Estratégias!
- Escolha sua Profissão: Transforme Paixão em Carreira!
Políticas de ações afirmativas
O edital reserva um percentual das vagas para candidatos que se enquadram em políticas de ações afirmativas.
Do total de vagas, 25% são destinadas a pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, enquanto 5% são destinadas a pessoas com deficiência, incluindo aquelas com transtorno do espectro autista. As vagas reservadas que não forem preenchidas serão redistribuídas para ampla concorrência.
Candidatos interessados em concorrer por essas vagas deverão apresentar autodeclarações ou laudos conforme os modelos especificados no edital.
Avaliação e seleção
A seleção dos candidatos será realizada por uma Banca Examinadora e incluirá a análise de documentos, proposta de pesquisa, currículo Lattes e histórico escolar.
Cada critério será avaliado com conceitos que variam de “Muito Bom” a “Inexistente”, resultando em uma nota final. Para ser aprovado, o candidato deve atingir no mínimo 7,5 pontos na avaliação da proposta de pesquisa.
Os candidatos também passarão por uma prova de inglês, que poderá ser substituída por certificados de proficiência reconhecidos, como TOEFL ou IELTS, desde que cumpram os níveis exigidos.
A prova, quando necessária, será realizada de forma online no dia 8 de fevereiro de 2025.
Matrícula e início das aulas
- Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula presencialmente ou por meio de procuração entre os dias 24 e 27 de fevereiro de 2025.
- A entrega da documentação impressa e autenticada é obrigatória, e as orientações detalhadas serão disponibilizadas no site do programa.
- As aulas do Mestrado em Energia e Sociedade terão início no dia 17 de março de 2025.
Mais informações
- Para acessar o edital completo, cronograma e detalhes adicionais, visite a página oficial do processo seletivo: aqui.
- Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected].
Não perca essa chance, ainda dá tempo!