Faça mestrado em Biologia Celular e Molecular na UFPB

  • Categoria do post:Mestrado
Faça mestrado em Biologia Celular e Molecular na UFPB
Inscreva-se no PPBCM da UFPB e se torne um mestre em Biologia Celular e Molecular

Você já pensou em fazer parte de um programa de pós-graduação que é referência nacional e internacional na área de Biologia Celular e Molecular? Se a sua resposta é sim, então você não pode perder essa chance. O PPBCM da UFPB está selecionando novos alunos para o curso de mestrado, que tem duração de 24 meses e oferece uma formação acadêmica e científica de excelência.

O PPBCM foi criado em 1998 e desde então vem contribuindo para a produção e a disseminação do conhecimento científico na área de Biologia Celular e Molecular. O programa conta com um corpo docente qualificado, composto por 18 professores doutores, que desenvolvem projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, como bioquímica, genética, microbiologia, imunologia, parasitologia, farmacologia, biotecnologia e nanotecnologia.

Leia também:

O programa também possui uma infraestrutura moderna e equipada, que inclui laboratórios, salas de aula, auditório, biblioteca e centro de informática. Além disso, o PPBCM mantém parcerias com instituições nacionais e internacionais, que possibilitam o intercâmbio de alunos e professores e a realização de projetos conjuntos.

O PPBCM oferece 15 vagas para o curso de mestrado, sendo 3 reservadas para candidatos oriundos da população negra, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais e pessoas com deficiência. Essa é uma forma de promover a inclusão social e a diversidade no âmbito acadêmico.

As vagas estão distribuídas em duas linhas de pesquisa: Biologia Molecular e Estrutural e Biologia e Fisiologia Celular. A primeira linha abrange os estudos sobre as estruturas moleculares das células e suas interações físicas e químicas. A segunda linha envolve os estudos sobre as funções celulares e suas regulações fisiológicas.

Como posso me inscrever?

Se você ficou interessado em fazer parte do PPBCM, você deve se inscrever até o dia 13 de agosto por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Para isso, você precisar preencher o formulário online e anexar a documentação exigida pelo edital.

A documentação necessária inclui: cópia do diploma ou certificado de conclusão da graduação; cópia do histórico escolar da graduação; cópia do currículo Lattes atualizado; cópia do documento de identidade; cópia do CPF; cópia do título de eleitor; cópia do comprovante de quitação eleitoral; cópia do certificado de reservista (para candidatos do sexo masculino); foto 3×4 recente; carta de intenção; projeto de pesquisa; carta de aceite ou recomendação do orientador; comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00.

O processo seletivo será composto por três etapas: prova escrita de conhecimento específico; prova escrita de capacidade de leitura e interpretação em língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol); e análise do currículo Lattes. A prova de conhecimento específico e a prova de língua estrangeira são de caráter eliminatório, ou seja, os candidatos que não obtiverem nota igual ou superior a 7 serão desclassificados. A análise do currículo Lattes é de caráter classificatório, ou seja, os candidatos serão ordenados de acordo com a pontuação obtida.

A prova escrita de conhecimento específico será realizada no dia 24 de agosto no auditório do Departamento de Biologia Molecular no Centro de Ciências Exatas da Natureza (DBM/CCEN), com duração de 4 horas, tendo seu início às 8h (horário de Brasília). A prova escrita de língua estrangeira será realizada no dia 1 de setembro, no mesmo local da prova de conhecimento específico, com duração de 2 horas, tendo seu início às 9h (horário de Brasília).

A divulgação dos resultados das etapas da seleção será feita no [endereço eletrônico] do PPBCM, assim como o resultado final que está previsto para o dia 3 de outubro.

Para mais informações sobre o PPBCM, as vagas, as linhas de pesquisa, as etapas da seleção e como se inscrever, você pode consultar o [edital] e a [página] do programa.

Se você quer se aprofundar na área de Biologia Celular e Molecular, não perca essa oportunidade. Inscreva-se no PPBCM da UFPB e faça parte de um programa de excelência. Confira!

Fonte de Notícias Acadêmicas: https://www.portaluniversidade.com.br/mestrado/faca-mestrado-em-biologia-celular-e-molecular-na-ufpb/

Portal Universidade

Notícias diárias preparadas por nossa dedicada equipe - composta por professor de comunicação social e um editor e designer - para trazer até você as notícias mais recentes e relevantes do mundo acadêmico. Colaboramos diretamente com instituições de ensino superior para garantir que nossos leitores tenham acesso a conteúdos verídicos, atualizados e de alta qualidade. Valorizamos a educação e o poder transformador do conhecimento. Siga-nos também pelo Instagram.

Deixe um comentário