Você já pensou em fazer parte de uma das mais importantes instituições de pesquisa e desenvolvimento em saúde do Brasil? Você tem interesse em aprofundar seus conhecimentos científicos e contribuir para a inovação e a melhoria da qualidade de vida da população? Você é graduado em alguma área relacionada à química medicinal, farmacologia ou tecnologia farmacêutica?
Se você respondeu sim a essas perguntas, então você não pode perder esta oportunidade: o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) está com inscrições abertas para o Mestrado Acadêmico em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos. Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre este curso, que é um dos mais conceituados e reconhecidos do país.
O que é pesquisa translacional em fármacos e medicamentos?
LEIA TAMBÉM:
- 5 melhores dicas para escolher pós em administração
- Dicas para fazer pós-graduação em outra área
- Como funciona uma Pós-Graduação? Dicas 2023
A pesquisa translacional é um conceito que visa integrar os diferentes níveis de conhecimento, desde a descoberta até a aplicação de novos fármacos e medicamentos. Ou seja, é uma forma de aproximar a ciência básica da clínica, da indústria e da sociedade, buscando soluções efetivas para os problemas de saúde.
A pesquisa translacional em fármacos e medicamentos envolve diversas etapas, como:
– A identificação de alvos terapêuticos, que são as moléculas ou mecanismos envolvidos nas doenças;
– O desenho e a síntese de novas substâncias com potencial farmacológico, que são testadas em modelos experimentais;
– A otimização das propriedades físico-químicas, farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos candidatos a fármacos, que são as substâncias selecionadas para avançar nos estudos;
– A formulação de formas farmacêuticas adequadas para cada via de administração, que são os produtos finais que contêm os fármacos;
– A realização de estudos não clínicos e clínicos, que são as avaliações de segurança e eficácia dos fármacos em animais e humanos;
– A obtenção de registros sanitários e patentes, que são os documentos que autorizam a comercialização e protegem a propriedade intelectual dos fármacos;
– A transferência tecnológica e a produção industrial dos medicamentos, que são os processos que garantem a disponibilidade e a qualidade dos produtos no mercado;
– A vigilância pós-comercialização dos medicamentos, que é o monitoramento dos efeitos adversos e da efetividade dos produtos na prática clínica.
Como você pode ver, a pesquisa translacional em fármacos e medicamentos é uma área multidisciplinar, que envolve diversos profissionais, como químicos, biólogos, farmacêuticos, médicos, engenheiros, advogados, economistas, entre outros. Além disso, é uma área dinâmica, que acompanha as demandas sociais e as inovações tecnológicas.
Por que fazer o mestrado em pesquisa translacional em fármacos e medicamentos na Fiocruz?
A Fiocruz é uma instituição pública vinculada ao Ministério da Saúde, que tem como missão promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Fundada em 1900 pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz, a Fiocruz é hoje um dos maiores complexos de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
Dentro da Fiocruz, o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) é responsável pela pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos essenciais para o Sistema Único de Saúde (SUS). Criado em 1976, Farmanguinhos possui uma infraestrutura moderna e qualificada para atender às necessidades do país. Além disso, Farmanguinhos mantém parcerias estratégicas com outras instituições nacionais e internacionais, visando ampliar o acesso e a inovação em saúde.
O Mestrado Acadêmico em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos é um curso oferecido pelo Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Pesquisa Translacional em Fármacos e Medicamentos (PPG-PTFM), que é vinculado a Farmanguinhos. O curso tem como objetivo formar mestres com uma visão integrada e multidisciplinar da pesquisa translacional em fármacos e medicamentos, capazes de atuar na geração, transmissão e aplicação do conhecimento científico, desenvolvendo habilidades para executar pesquisas operacionais, desenvolver processos, produtos e metodologias.
O curso é ministrado por um corpo docente altamente qualificado, composto por doutores com experiência nas áreas de química medicinal, farmacologia e tecnologia farmacêutica. Além disso, o curso conta com a participação de professores convidados de outras instituições renomadas, que trazem novas perspectivas e contribuições para a formação dos alunos.
O curso tem uma estrutura curricular flexível, que permite ao aluno escolher as disciplinas de acordo com o seu interesse e o seu projeto de pesquisa. O curso oferece disciplinas obrigatórias, que abordam os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa translacional em fármacos e medicamentos, e disciplinas optativas, que aprofundam temas específicos, como:
– Mercados farmacêuticos (público e privado);
– Propriedade intelectual e industrial;
– Transferência tecnológica, inovação radical e incremental de fármacos;
– Química medicinal;
– Desenvolvimento de formas farmacêuticas;
– Estudos não clínicos e clínicos.
O curso também oferece atividades complementares, como seminários, palestras, workshops, visitas técnicas, entre outras, que enriquecem a formação dos alunos e estimulam a troca de experiências e o networking.
O curso tem uma carga horária total de 720 horas, sendo 360 horas de disciplinas e 360 horas de elaboração da dissertação. O curso tem duração de 2 anos, sendo realizado em tempo integral, em regime de 40 horas semanais.
O curso oferece seis vagas para o período letivo de 2023, sendo uma destinada à pessoa que se declarar com deficiência; duas para candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos; e aos que se autodeclaram como indígenas. O curso é gratuito e não cobra taxa de inscrição ou mensalidade.
Como se inscrever no mestrado em pesquisa translacional em fármacos e medicamentos na Fiocruz?
Se você ficou interessado em fazer o mestrado em pesquisa translacional em fármacos e medicamentos na Fiocruz, você deve ficar atento ao edital do processo seletivo.
⇒ As inscrições estarão abertas entre os dias 19 e 28 de junho. Acesse a página do programa pra visualizar o edital para mais informações.
Não perca esta chance de fazer parte de uma das melhores instituições de pesquisa em saúde do Brasil. Inscreva-se no mestrado em fármacos e medicamentos na Fiocruz.
Fonte de Notícias Acadêmicas: https://www.portaluniversidade.com.br/mestrado/fiocruz-abre-mestrado-em-farmacos-e-medicamentos/