Fiocruz Brasília abre 25 vagas para mestrado gratuito

  • Categoria do post:Mestrado
  • Post publicado:9 de fevereiro de 2025
Fiocruz Brasília abre 25 vagas para mestrado gratuito em Saúde Pública, com aulas presenciais e carga horária de 1.650 horas.
Fiocruz Brasília oferece mestrado profissional em Saúde Pública com 25 vagas e foco em participação e controle social no SUS.

Brasília, DF – O Mestrado Profissional em Saúde Pública da Fiocruz Brasília está com inscrições abertas até o dia 24 de fevereiro de 2025.

O curso é gratuito e oferece 25 vagas, sendo voltado para conselheiros de saúde, profissionais vinculados a conselhos de saúde e integrantes de movimentos sociais ligados ao controle social.

Vamos entender os detalhes deste programa de pós-graduação.

→ Para não perder nossas atualizações, sempre publicamos as novidades no instagram do Portal Universidade (@portaluniversidade).

 

Como funciona o curso

O mestrado tem ênfase em Participação e Controle Social em Saúde e busca fortalecer a atuação dos conselhos de saúde em todas as esferas do SUS. Os alunos desenvolverão pesquisas e tecnologias sociais voltadas para a gestão pública da saúde.

O curso conta com disciplinas teóricas e práticas, oficinas de projetos e seminários avançados. No final do primeiro ano, os estudantes devem apresentar a qualificação do projeto de dissertação. Ao final do segundo ano, ocorre a apresentação da dissertação e do produto técnico desenvolvido durante o curso.

O curso tem duração de 24 meses, com carga horária de 1.650 horas, distribuídas em atividades presenciais e híbridas. As aulas presenciais ocorrem na Fiocruz Brasília, de segunda a sexta-feira, uma semana por mês, das 8h às 17h.

 

Como funciona o processo seletivo

O processo de seleção será realizado em duas etapas:

  1. Prova de língua estrangeira e conhecimentos específicos – A prova ocorre no dia 19 de março de 2025 e abrange compreensão de texto em inglês ou espanhol e questões sobre participação e controle social em saúde. Os candidatos devem escolher o idioma no momento da inscrição. A nota mínima para aprovação é 5 pontos na prova de língua estrangeira e 7 pontos na de conhecimentos específicos.
  2. Análise documental e arguição – Os aprovados na primeira fase terão seus currículos analisados e passarão por uma entrevista, que ocorrerá entre 1º e 4 de abril de 2025. Essa etapa avalia experiência profissional e a coerência da proposta de pesquisa do candidato.

O resultado final será divulgado em 10 de abril de 2025 no portal Acesso Fiocruz.

A matrícula deve ser realizada entre 11 e 14 de abril de 2025. As aulas começam no dia 5 de maio de 2025.

♦ Indicamos também a leitura de:

 

Reserva de vagas

O mestrado conta com 25 vagas, sendo distribuídas da seguinte forma:

  • 13 vagas para ampla concorrência;
  • 5 vagas para candidatos negros;
  • 3 vagas para pessoas com deficiência;
  • 2 vagas para candidatos indígenas;
  • 2 vagas para pessoas transexuais ou travestis.

Os candidatos inscritos para vagas de ações afirmativas passarão por comissões de heteroidentificação racial e avaliação biopsicossocial.

 

Como se inscrever

  • Para se inscrever, o candidato deve acessar o portal Acesso Fiocruz até o dia 24 de fevereiro de 2025, preencher o formulário de inscrição e anexar os documentos obrigatórios.
  • Edital completo acesse aqui.

Em caso de dúvidas, a Fiocruz disponibiliza atendimento por e-mail no endereço: [email protected]. Não deixe passar essa chance, inscreva-se agora mesmo!

Portal Universidade

Fabio Herdy, bacharel em Comunicação pela UCAM, com 23 anos de experiência em empresa jornalística, especializado em Webwriting, tem ampla experiência em produção de reportagens escritas, audiovisuais e produção de conteúdo para redes sociais. Conheça mais em Quem Somos.

Deixe um comentário