O ProfÁgua, Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, lança seu primeiro edital de seleção, disponibilizando 24 vagas exclusivas para candidatos da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
→ Para não perder nossas atualizações diárias, sempre publicamos as novidades no instagram do Portal Universidade (@portaluniversidade).
A adesão da UFS ao programa, em março deste ano é um marco significativo culminando na oferta inédita de vagas para a instituição de Sergipe.
O ProfÁgua é um curso de mestrado stricto sensu, gratuito, que oferece uma formação abrangente aos profissionais da área de recursos hídricos.
Combinando teoria e prática, o curso visa aumentar a eficácia na atuação desses profissionais, promovendo uma compreensão aprofundada e a incorporação das diversas dimensões envolvidas na gestão integrada dos recursos hídricos. Isso inclui aspectos de qualidade e quantidade da água, questões legais, institucionais e ambientais, bem como disponibilidade hídrica e regulação.
Desde a sua criação, o ProfÁgua é classificado com conceito 4 pela CAPES, garantindo aos alunos um alto padrão de qualidade.
O curso oferece bases teóricas, conceituais e metodológicas robustas, incentivando uma abordagem crítica, reflexiva e criativa nos ambientes de prática profissional.
O ProfÁgua é estruturado em duas áreas de concentração principais.
A primeira é Instrumentos da Política de Recursos Hídricos, que abrange o desenvolvimento e a aplicação de ferramentas e metodologias para a gestão de recursos hídricos. A segunda área é Regulação e Governança de Recursos Hídricos, focando nos aspectos regulatórios e na governança necessária para a gestão eficaz dos recursos hídricos.
Linhas de Pesquisa
Dentro dessas áreas de concentração, o curso se desdobra em diversas linhas de pesquisa.
- Ferramentas Aplicadas aos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos: Desenvolvimento de ferramentas práticas para a gestão de recursos hídricos.
- Metodologias para Implementação dos Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos: Criação e aprimoramento de metodologias específicas para a gestão hídrica.
- Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos: Estratégias e técnicas de planejamento para a gestão eficiente dos recursos hídricos.
- Segurança Hídrica e Usos Múltiplos da Água: Estudos sobre a segurança hídrica e a gestão dos múltiplos usos da água.
Com essa estrutura, o ProfÁgua prepara os profissionais para enfrentar os desafios da gestão de recursos hídricos de maneira inovadora e eficaz.
LEIA TAMBÉM:
- Mestrados Gratuitos em Todo o Brasil: Listagem Atualizada
- Escolha sua Profissão: Transforme Paixão em Carreira!
- Recolocação no Mercado de Trabalho: Cursos, Habilidades e Estratégias Infalíveis!
- Como escolher uma pós adequada às suas metas e interesses?.
Inscrições e Detalhes
Os interessados têm até o dia 09 de junho para se inscreverem online, seguindo as diretrizes e enviando a documentação exigida no edital.
Um requisito essencial para participar do processo seletivo é a submissão de uma proposta de Projeto de Pesquisa em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, alinhada com uma ou mais linhas de pesquisa do programa.
Próximos Passos
O início das atividades está programado para o dia 12 de agosto.
→ Para acessar o edital completo e obter mais informações.
Garanta sua vaga no Mestrado Profissional em Recursos Hídricos na UFS e inscreva-se já!
Fonte de Notícias Acadêmicas: https://www.portaluniversidade.com.br/mestrado/sergipe-oferece-mestrado-em-gestao-de-agua/
As notícias e informações divulgadas em nosso site, Portal Universidade, são coletadas dos sites oficiais das respectivas instituições de ensino ou outras fontes de notícias educacionais. No entanto, enfatizamos a importância de nossos leitores e interessados conferirem sempre os respectivos editais e comunicados oficiais das instituições para obterem as informações mais atualizadas e detalhadas sobre gratuidade, datas, entre outras informações. Entendemos que as condições e detalhes de cursos e oportunidades educacionais podem sofrer alterações, e por isso, a verificação direta nos canais oficiais é fundamental. Caso o leitor ou a instituição encontre alguma informação divergente, agradecemos o contato para correção.