CAPES e UFJVM debatem
pós-graduação e educação básica

Capes
Representantes da CAPES e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri reunidos na sede da Fundação, em Brasília (Foto: Thaís Mesquita - CCS/CAPES)

Fundação recebeu representantes de universidade. Diálogo inclui formação mais sólida no ensino superior

Ações voltadas para a pós-graduação e para a educação básica pautaram reunião na sexta-feira, 2 de julho, entre representantes da CAPES e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), de Diamantina (MG). O diálogo entre as instituições tratou da avaliação e do fortalecimento de programas de pós-graduação (PPGs), fomento à pesquisa local e melhoria na formação de estudantes de ensino médio.

COMPARTILHE ESTA INFORMAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on pinterest
Share on whatsapp

Cláudia Queda de Toledo, presidente da Fundação, destacou a importância de receber integrantes de uma região com as cidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Minas Gerais. “A pós-graduação é agente importante no desenvolvimento regional. Promover a expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação passa por observar as assimetrias, as desigualdades, tanto entre distintas regiões do País, quanto dentro de uma mesma região”, afirmou.

A UFJVM conta com 9 mil estudantes e 24 PPGs. A maior parte deles tem nota 3, o que não é suficiente para ter um doutorado. “Queremos dar um passo à frente nas notas. Temos a ajuda das bolsas, sem esse fomento não temos pós-graduação, mas queremos dar um passo além, com pesquisas voltadas para as questões locais, e ajudar na formação de alunos da educação básica”, disse Janir Alves Soares, reitor da universidade mineira.

A UFJVM quer melhorar a formação de estudantes do ensino médio. Desse modo pretende reduzir a evasão escolar e fazê-los chegar mais preparados à universidade. Na ocasião foi discutida a possibilidade de criação de um projeto voltado aos alunos mais jovens. A proposta seria executada pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), sistema mantido pela CAPES que é a maior ação de indução à educação a distância (EaD) do governo federal.

Do encontro participaram ainda Carlos Lenuzza, diretor de Educação Básica da CAPES, Carlos Estevam Marcolini Rezende, coordenador de Programas, Cursos e Formação em EaD da CAPES, Thiago Fonseca, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFJVM, e Flaviana Verli, assessora de Assuntos Estratégicos e Institucionais da UFJVM.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

Fonte: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-e-ufjvm-debatem-pos-graduacao-e-educacao-basica

COMPARTILHE ESTA INFORMAÇÃO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on pinterest
Share on whatsapp

NOSSOS ARTIGOS ESPECIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ÚLTIMOS ARTIGOS

Nossas Redes Sociais