Transmissão em Cirurgia Odontológica: Um Marco no Ensino

  • Categoria do post:UFJF
  • Post publicado:22 de fevereiro de 2025
Realidade virtual permite simular procedimentos odontológicos complexos em ambiente seguro e controlado
Tecnologias digitais modernizam o aprendizado prático dos estudantes de odontologia em universidades públicas.

Primeira Transmissão ao Vivo de Cirurgia de Implante Dentário, aconteceu no dia 11 de fevereiro de 2025, através do curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, no campus de Governador Valadares (UFJF-GV), realizou uma atividade inédita.

Pela primeira vez, os alunos do nono período acompanharam ao vivo uma cirurgia de implante dentário. A transmissão ocorreu diretamente do campus e trouxe uma abordagem prática e interativa para a disciplina de implantodontia, que costuma ser mais teórica.

 

Procedimento Conduzido por Professores Especializados

A cirurgia foi realizada pelos professores Cleverton Corrêa Rabelo, Ana Emília Farias Pontes, Cleidel Aparecido Lemos e Carlos Eduardo Alcântara. Durante a transmissão, os estudantes puderam observar cada etapa do procedimento em tempo real e interagir com os docentes, tirando dúvidas e aprofundando o aprendizado.

Essa experiência prática detalhada proporcionou uma visão ampla dos processos técnicos envolvidos na implantodontia.

 

Integração entre Teoria e Prática no Ensino Odontológico

O professor Cleverton Corrêa Rabelo destacou a relevância dessa iniciativa para a formação dos alunos:

A demonstração da cirurgia em tempo real permite que o estudante perceba todo o fluxo da ciência se encaixando durante os procedimentos técnicos que são aplicados.

Ele também explicou que, apesar de a implantodontia ter base científica consolidada há 60 anos, ela ainda é considerada uma área nova nos currículos acadêmicos e muitas vezes fragmentada em outras disciplinas.

Na UFJF-GV, a abordagem é integrada por professores especializados em prótese, periodontia e cirurgia bucomaxilofacial.

 

Universidades Públicas e o Uso de Tecnologia no Ensino de Odontologia

Diversas universidades públicas brasileiras têm investido em tecnologias para aprimorar o ensino de odontologia, beneficiando estudantes com práticas inovadoras:

  • A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) utiliza Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como o Moodle®, para oferecer acesso a casos clínicos e materiais interativos.
  • A Universidade Estadual Paulista (UNESP) aposta na realidade virtual, permitindo que alunos simulem procedimentos complexos, como cirurgias, em ambientes virtuais antes da prática clínica.
  • Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a impressão 3D é utilizada para criar modelos anatômicos detalhados, ajudando os estudantes a treinar técnicas com maior precisão.
  • Além disso, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) incorporou a teleodontologia ao currículo, capacitando os alunos para atendimentos remotos e ampliando o acesso a cuidados odontológicos em comunidades distantes.

Essas iniciativas mostram como as universidades públicas estão transformando o ensino odontológico ao integrar tecnologia e inovação à formação prática dos futuros profissionais.

 

Opinião dos Alunos sobre a Experiência Inédita

Os estudantes que participaram elogiaram a iniciativa.

Para Marco Antônio Rodrigues: a transmissão trouxe conhecimentos que não são abordados na grade curricular convencional, como o uso de sedação medicamentosa em procedimentos odontológicos.

Já Alice Helal destacou o alinhamento entre teoria e prática proporcionado pela experiência:

A turma pôde tirar dúvidas em tempo real e aprender sobre critérios importantes do processo antes, durante e após a cirurgia.

 

Compromisso com a Formação Prática e Qualificada

Essa iniciativa reforça o compromisso da UFJF-GV com uma formação acadêmica que alia teoria à prática, preparando os futuros profissionais para as demandas reais da odontologia.

A transmissão ao vivo representa um avanço no ensino superior odontológico, promovendo um aprendizado mais completo e alinhado às necessidades do mercado.

 

Portal Universidade

Fabio Herdy, bacharel em Comunicação pela UCAM, com 23 anos de experiência em empresa jornalística, especializado em Webwriting, tem ampla experiência em produção de reportagens escritas, audiovisuais e produção de conteúdo para redes sociais. Conheça mais em Quem Somos.

Deixe um comentário