UFPR: inscrições abertas para 2024

  • Categoria do post:Vestibular
UFPR: inscrições abertas para 2024
Vestibular da UFPR: tudo o que você precisa saber

Você sonha em fazer parte da Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma das mais tradicionais e prestigiadas instituições de ensino superior do país? Então fique atento, pois as inscrições para o vestibular 2024 já estão abertas e vão até o dia 23 de agosto.

Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa saber para participar do processo seletivo da UFPR e concorrer a uma das 5.218 vagas oferecidas em 122 cursos diferentes. Você vai saber como se inscrever, como solicitar isenção da taxa de inscrição, como escolher a cidade e o curso que deseja cursar, quais são as datas e os conteúdos das provas e muito mais.

Não perca essa oportunidade de ingressar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Continue lendo e prepare-se para o vestibular da UFPR!

Como se inscrever no vestibular da UFPR?

LEIA TAMBÉM:

Para se inscrever no vestibular da UFPR, você deve acessar o portal online do Núcleo de Concursos da UFPR e preencher o formulário com seus dados pessoais, acadêmicos e socioeconômicos. Você também deve escolher o curso e a modalidade de concorrência que deseja disputar.

⇒ Veja o Edital UFPR

A taxa de inscrição é de R$ 195 e pode ser paga via boleto bancário ou PIX. Mas atenção: se você precisar solicitar isenção da taxa de inscrição, você deve fazer o pedido antes de se inscrever. O prazo para solicitar isenção é até o dia 21 de julho.

Quem pode solicitar isenção da taxa de inscrição?

Podem solicitar isenção da taxa de inscrição os candidatos que se enquadram em uma das seguintes situações:

– Estão inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e possuem Número de Identificação Social (NIS);
– São estudantes de escola pública que comprovem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
– São estudantes de escola pública que comprovem renda familiar per capita superior a um salário mínimo e meio e inferior a três salários mínimos.

Os candidatos inscritos no CadÚnico devem solicitar isenção até o dia 14 de julho. Já os candidatos não inscritos no CadÚnico devem solicitar isenção até o dia 21 de julho.

Para solicitar isenção, você deve acessar o portal online do Núcleo de Concursos da UFPR e preencher o formulário específico. Você também deve enviar os documentos comprobatórios exigidos pelo edital.

Como escolher a cidade e o curso que deseja cursar?

No momento da inscrição, você deve escolher a cidade onde quer fazer a prova da primeira fase do vestibular. A UFPR oferece 11 opções de cidades: Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Jandaia do Sul, Joinville, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá e Toledo.

Você também deve escolher o curso que deseja cursar na UFPR. A universidade oferece 122 cursos diferentes nas áreas de ciências exatas, humanas, biológicas, sociais aplicadas, saúde e artes.

Você pode consultar a lista completa dos cursos oferecidos pela UFPR no site da instituição ou no edital do processo seletivo.

Como funciona o sistema de cotas da UFPR?

A UFPR reserva metade das vagas oferecidas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dentro dessa reserva, há cotas para candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas; candidatos que possuem deficiência; e candidatos que possuem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Para concorrer às cotas, você deve indicar a sua opção no momento da inscrição e enviar os documentos comprobatórios exigidos pelo edital.

Como são as provas do vestibular da UFPR?

O vestibular da UFPR é composto por duas fases. A primeira fase é uma prova de Conhecimentos Gerais, que abrange as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira Moderna, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

A prova da primeira fase será realizada no dia 22 de outubro e terá 80 questões objetivas de múltipla escolha. O tempo de duração da prova é de 5 horas.

A segunda fase é composta por duas provas: uma de Produção e Compreensão de Textos e outra de Provas Específicas. A prova de Produção e Compreensão de Textos será realizada no dia 3 de dezembro e terá 3 questões discursivas. O tempo de duração da prova é de 4 horas e 30 minutos.

A prova de Provas Específicas será realizada no dia 4 de dezembro e terá entre 2 e 6 questões discursivas, dependendo do curso escolhido pelo candidato. O tempo de duração da prova varia entre 3 horas e 5 horas.

As provas da segunda fase serão realizadas na cidade-sede do curso escolhido pelo candidato.

Como se preparar para o vestibular da UFPR?

Para se preparar para o vestibular da UFPR, você deve estudar os conteúdos programáticos das provas, que estão disponíveis no edital do processo seletivo. Você também pode resolver as provas anteriores do vestibular da UFPR, que estão disponíveis no site do Núcleo de Concursos da UFPR.

Além disso, você deve manter uma rotina de estudos equilibrada, com horários definidos para cada disciplina, intervalos regulares e momentos de lazer. Você também deve cuidar da sua saúde física e mental, alimentando-se bem, dormindo bem e praticando atividades físicas.

O vestibular da UFPR é uma ótima oportunidade para quem quer ingressar em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. As inscrições para o processo seletivo do ano de 2024 já estão abertas e vão até o dia 23 de agosto.

Neste artigo, você aprendeu como se inscrever, como solicitar isenção da taxa de inscrição, como escolher a cidade e o curso que deseja cursar, quais são as datas e os conteúdos das provas e como se preparar para o vestibular da UFPR.

Clique aqui e tenha acesso ao site do instituto e edital do processo seletivo.

Agora é só colocar em prática as nossas dicas e se dedicar aos estudos. Boa sorte!

Fonte de Notícias Acadêmicas: https://www.portaluniversidade.com.br/vestibular/ufpr-inscricoes-abertas-para-2024/

Portal Universidade

Notícias diárias preparadas por nossa dedicada equipe - composta por professor de comunicação social e um editor e designer - para trazer até você as notícias mais recentes e relevantes do mundo acadêmico. Colaboramos diretamente com instituições de ensino superior para garantir que nossos leitores tenham acesso a conteúdos verídicos, atualizados e de alta qualidade. Valorizamos a educação e o poder transformador do conhecimento. Siga-nos também pelo Instagram.

Deixe um comentário