UFRB: Como se inscrever no Vestibular de Educação do Campo?

  • Categoria do post:Vestibular
UFRB: Saiba como se inscrever no Vestibular de Educação do Campo
Como participar do Vestibular de Educação do Campo da UFRB em 2024/1

Você já pensou em estudar na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), uma das mais importantes instituições de ensino superior do país?

Se você tem interesse em se formar em Educação do Campo, uma área que valoriza a diversidade cultural, social e ambiental dos povos do campo, essa é a sua chance!

A UFRB está com inscrições abertas para o Vestibular de Educação do Campo, um processo seletivo exclusivo para os cursos de graduação na Educação do Campo da universidade, em Regime de Alternância, no 1º semestre letivo de 2024.

São 190 vagas distribuídas em quatro cursos superiores, nos Campi de Amargosa e Feira de Santana.

Mas o que é o Regime de Alternância? É uma forma de organização pedagógica que alterna períodos de estudo na universidade com períodos de atividades nas comunidades de origem dos estudantes. Assim, os estudantes podem aplicar os conhecimentos adquiridos na universidade na sua realidade local, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do campo.

Se você ficou interessado em participar desse vestibular, fique atento aos prazos e às etapas do processo seletivo. Neste texto, vamos te explicar tudo o que você precisa saber para se inscrever e se preparar para as provas. Confira!

Como se inscrever?

LEIA TAMBÉM:

→ As inscrições para o Vestibular de Educação do Campo 2024/1 começaram dia 8 de agosto e vão até as 23h59 do dia 25 de setembro de 2023. Para se inscrever, você precisa acessar o site da UFRB, preencher o formulário eletrônico de inscrição.

→ No formulário, você deve informar os seus dados pessoais e escolher o curso e a modalidade de vaga que deseja concorrer. Você também deve indicar o local onde quer fazer a prova, dentre os municípios previstos no edital.

O melhor de tudo é que as inscrições para esse vestibular são gratuitas! Isso mesmo, você não precisa pagar nenhuma taxa para participar desse processo seletivo.

Mas atenção: você só pode se inscrever uma vez e não pode alterar os seus dados depois de confirmar a sua inscrição. Por isso, verifique se todas as informações estão corretas antes de finalizar o seu cadastro.

Vestibular – Educação do Campo

Agora que você já sabe como se inscrever, vamos falar sobre as provas do vestibular. As provas serão aplicadas no dia 29 de outubro de 2023, no período da manhã. Os horários previstos para abertura e fechamento dos portões são, respectivamente, às 08h20min e às 08h50min, considerando o horário local.

Os locais de prova serão nos seguintes municípios: Amargosa, Feira de Santana, Seabra e Valença. Você pode escolher a cidade que preferir no momento da sua inscrição. Mas lembre-se: você deve comparecer ao local indicado no seu comprovante de inscrição com antecedência e portando um documento oficial de identificação com foto.

As provas do vestibular serão compostas por duas partes: uma objetiva e uma discursiva.

A prova objetiva terá questões de múltipla escolha sobre assuntos de Conhecimentos Gerais, Matemática e Ciências da Natureza. A prova discursiva será uma proposta de Redação em Língua Portuguesa.

Para se sair bem nas provas, você deve estudar os conteúdos programáticos previstos no edital e revisar os componentes curriculares do Ensino Médio. Você também deve estar atento às normas gramaticais e ortográficas da língua portuguesa e à coerência e coesão do seu texto.

Vagas e cursos ofertados

Chegamos à parte mais importante: as vagas e os cursos ofertados pelo vestibular. Como já dissemos, são 190 vagas distribuídas em quatro cursos superiores, nos Campi de Amargosa e Feira de Santana. Veja a seguir quais são eles:

  • Em Amargosa, são oferecidas 80 vagas para Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Agrárias, a ser ministrado no Centro de Formação de Professores (CFP). Esse curso forma professores para atuar na educação básica do campo, com ênfase nos processos educativos relacionados às ciências agrárias e ao desenvolvimento rural.
  • Em Feira de Santana, são oferecidas 40 vagas para Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática, a ser ministrado no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS). Esse curso forma professores para atuar na educação básica do campo, com ênfase nos processos educativos relacionados à matemática e à tecnologia.
  • Também em Feira de Santana, são oferecidas 40 vagas para Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza, a ser ministrado no CETENS. Esse curso forma professores para atuar na educação básica do campo, com ênfase nos processos educativos relacionados às ciências da natureza e à sustentabilidade.
  • Ainda em Feira de Santana, são oferecidas 30 vagas para Tecnólogo em Tecnologia em Alimentos, a ser ministrado no CETENS. Esse curso forma profissionais para atuar na produção, conservação, controle de qualidade e comercialização de alimentos, considerando as especificidades do campo.

Todos os cursos têm duração de quatro anos e são realizados em Regime de Alternância. Os estudantes devem cumprir uma carga horária mínima de 3.200 horas, sendo 2.400 horas na universidade e 800 horas nas comunidades.

Resultado

Depois de fazer as provas, você deve estar ansioso para saber o resultado, não é mesmo? Pois bem, a divulgação do resultado da seleção com os nomes dos aprovados está prevista para o dia 21 de novembro. Nesta mesma data, a UFRB deve liberar a lista da 1ª chamada e as orientações para as matrículas.

Para consultar o resultado, você deve acessar o site da UFRB e verificar se o seu nome consta na lista dos classificados. Se você for aprovado, parabéns! Você deve seguir as instruções para realizar a sua matrícula e garantir a sua vaga. Se você não for aprovado na 1ª chamada, não desanime! Você pode ficar atento às chamadas subsequentes e à lista de espera.

Neste texto, nós te mostramos tudo o que você precisa saber sobre o Vestibular de Educação do Campo 2024/1 da UFRB. Esperamos que você tenha gostado das informações e que elas te ajudem a se preparar para esse processo seletivo.

A UFRB é uma universidade que valoriza a diversidade e a inclusão, oferecendo oportunidades de formação superior para os povos do campo. Se você quer fazer parte dessa comunidade acadêmica e contribuir para o desenvolvimento sustentável do campo, não perca essa chance!

Não perca tempo e inscreva-se já no Vestibular de Educação do Campo 2024/1 da UFRB. Você pode realizar o seu sonho de estudar em uma das melhores universidades do país e contribuir para o desenvolvimento sustentável do campo.

Fonte de Notícias Acadêmicas: https://www.portaluniversidade.com.br/vestibular/ufrb-saiba-como-se-inscrever-no-vestibular-de-educacao-do-campo/

Portal Universidade

Notícias diárias preparadas por nossa dedicada equipe - composta por professor de comunicação social e um editor e designer - para trazer até você as notícias mais recentes e relevantes do mundo acadêmico. Colaboramos diretamente com instituições de ensino superior para garantir que nossos leitores tenham acesso a conteúdos verídicos, atualizados e de alta qualidade. Valorizamos a educação e o poder transformador do conhecimento. Siga-nos também pelo Instagram.

Deixe um comentário