Unesp abre período de inscrição para o vestibular 2022

  • Post category:Vestibular
Unesp abre período de inscrição para o vestibular 2022
As inscrições para o vestibular da Unesp 2022 seguem até o dia 7 de outubro de 2021
DIVULGAÇÃO

 

Participante pode se inscrever até o dia 7 de outubro de 2021 no site da Vunesp; são ofertadas 7.690 vagas nos cursos de graduação

 

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) abre o período de inscrições para o vestibular 2022 a partir das 10h da manhã desta quarta-feira (8). Para o processo seletivo são ofertadas 7.690 vagas em 136 cursos de graduação com 186 opções de entrada em 24 cidades do estado de São Paulo.

As inscrições seguem até o dia 7 de outubro de 2021 no site da Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista). Ao participante que não conseguiu a isenção na taxa de inscrição, o valor é de R$180, podendo ser pago com cartão de crédito ou por boleto bancário com vencimento no dia 8 de outubro de 2021. Para emissão do boleto bancário, deverá acessar a área do candidato.

→ LEIA TAMBÉM: Entenda como funcionam os cursos à distância

O exame da primeira fase será nos dias 14 e 15 de novembro. O primeiro dia de prova será específico para candidatos dos cursos da área de biológicas. A prova do dia 15 de novembro, o segundo dia de exame, será para os inscritos nas carreiras de exatas e humanidades, além dos treineiros. A divisão dos candidatos é uma das medidas de combate à pandemia de covid-19.

1ªFase

A partir do dia 29 de outubro de 2021, a listagem de convocação dos participantes já estará disponível para consulta nos canais de comunicação (área do candidato, e-mail e chat online) disponibilizados no site da Vunesp, sendo este procedimento de inteira responsabilidade do candidato. O participante também poderá obter informação sobre o local de prova pela central de atendimento – Disque Vunesp (11) 3874-6300, em dias úteis, das 8 às 18 horas.

A 1ª fase do vestibular terá 5 horas de duração e será composta por 90 questões objetivas, sob a forma de teste de múltipla escolha, com cinco alternativas cada. Serão 30 questões para cada uma das seguintes áreas especificadas nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) para o ensino médio: Linguagens e Códigos: Elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte; Ciências Humanas: elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia; Ciências da Natureza e Matemática: elementos de Biologia, Química, Física e Matemática.

2ª Fase

A partir do dia 6 de dezembro de 2021, seguindo os mesmos procedimentos adotados na primeira fase. Os candidatos selecionados para a segunda fase serão aqueles com melhor desempenho por sistema de inscrição, sem considerar o aproveitamento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e terão 5 horas para realizarem o exame.

A 2ª fase será composta por 60 questões objetivas, sob a forma de teste de múltipla escolha, com cinco alternativas cada e uma redação em gênero dissertativo. Serão 20 questões para cada uma das seguintes áreas: Linguagens e Códigos: elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte; Ciências Humanas: elementos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia; Ciências da Natureza e Matemática: elementos de Biologia, Química, Física e Matemática.

Provas de habilidades: somente farão estas provas os candidatos que tenham optado pelos cursos de: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design (FAAC/Bauru) e Artes Cênicas, Arte-Teatro, Artes Visuais, Música Bacharelado e Música Licenciatura (IA/São Paulo).

Cronograma

31 de agosto a 7 de setembro: pedido de isenção e redução de taxa do vestibular
8 de setembro a 7 de outubro: inscrições para o vestibular
14 e 15 de novembro: prova da primeira fase do vestibular
19 de novembro: provas da segunda fase do vestibular
27 de janeiro de 2022: divulgação da lista de aprovados na primeira chamada

 

Fonte do Monitor de Notícias Acadêmicas: https://www.portaluniversidade.com.br/vestibular/unesp-abre-periodo-de-inscricao-para-o-vestibular-2022/

Fonte: https://noticias.r7.com/educacao/unesp-abre-periodo-de-inscricao-para-o-vestibular-2022-08092021