Professor mostra como usar o ChatGPT para TCC com ética

Imagem do ChatGPT como ferramenta de escrita de TCCs
Tema abordado pelo artigo é bastante importante no meio acadêmico.

 

Você já imaginou escrever um TCC em poucos dias com o auxílio de uma inteligência artificial? Essa é a proposta de um artigo publicado no site AlunoExpert.com.br por seu autor, um professor de TCC que ensina como usar o ChatGPT de forma íntegra para ter sugestões para elaborar um trabalho de conclusão de curso.

 

Como o professor descobriu o ChatGPT e decidiu fazer o artigo

O responsável pelo artigo é Fabio Frossard, professor de TCC e pesquisas acadêmicas há mais de 10 anos, que descobriu no ChatGPT uma ferramenta para a elaboração de trabalhos acadêmicos e os famosos TCCs.

Eu sempre tive interesse em inteligência artificial, então resolvi testar o ChatGPT para ver como ele funcionava. Fiquei surpreso com a qualidade dos textos gerados, mas também receoso com as grandes limitações que o mesmo apresentava! disse o professor.

Foi então que ele resolveu criar um artigo em seu site https://alunoexpert.com.br/como-fazer-um-tcc-com-o-chatgpt-de-forma-etica-e-eficaz/ para ensinar aos visitantes como usar o ChatGPT na elaboração do TCC. Ele explica que o objetivo do artigo é mostrar as vantagens e limitações da ferramenta, bem como orientar os leitores sobre como usá-la de forma ética e responsável em suas pesquisas acadêmicas e científicas.

 

Quais foram as motivações e os objetivos do professor ao criar o artigo?

O professor diz que as suas principais motivações ao criar o artigo foram orientar os estudantes que enfrentam dificuldades na elaboração do TCC e estimular a criatividade e a inovação com o uso da inteligência artificial.

 

Sei que a grande maioria dos estudantes sofrem com a escrita de seus TCCs. Seja por falta de tempo, de inspiração ou de conhecimento. Então, quis mostrar que o ChatGPT pode ser um aliado nesse processo, gerando algumas ideias. Mas também – e principalmente – quis deixar claro que o ChatGPT não substitui o trabalho do pesquisador, nem mesmo substitui as fontes e citações, tão importantes no embasamento de um TCC. O estudante deve sempre revisar o que é apresentado pelo ChatGPT pois sempre há problemas de fontes, afirma ele.

 

O objetivo do artigo é de incentivar, mas também de educar o pesquisador a explorar as possibilidades do ChatGPT com coerência e ética.

 

Não há como negar que o ChatGPT é uma ferramenta que vem para somar, não para substituir o pensamento crítico e o conhecimento científico.

 

Quais foram os resultados e os feedbacks obtidos com o artigo?

Imagem da página do site onde o artigo está publicado.
Vale a pena ler o artigo completo e entender o ponto de vista do professor a respeito do uso do ChatGPT na escrita de um TCC.

O artigo foi publicado recentemente e já recebeu mais de 10 mil visualizações. O professor diz que ficou satisfeito com os feedbacks obtidos: “Em pouco tempo, já recebi mensagens de estudantes que disseram que pretendem usar o ChatGPT. Muitos citaram sobre o receio de cometerem plágio e de terem problemas desta natureza em suas pesquisas.”

Ele também recebeu o contato de professores que reconheceram o valor do artigo. “Recebi mensagens de 2 colegas que disseram que o meu artigo foi uma contribuição importante para desmistificar a IA. Disseram que o artigo mostrou como o ChatGPT pode ser usado de forma coerente, respeitando as normas acadêmicas e os direitos autorais da pesquisa científica”.

 

Como o artigo orienta a usar o ChatGPT de forma ética e eficaz?

O artigo apresenta como usar o ChatGPT de forma correta e ética, como um ponto de partida na elaboração do TCC e como estímulo a abordagens diferenciadas. São orientações sobre os benefícios, mas também sobre os riscos e limitações da ferramenta de Inteligência Artificial.

Ele explica que o ChatGPT pode produzir resultados falhos, como informações erradas e sem nenhum fundamento. Além disso, pode não entender completamente a visão do estudante, e que o autor sempre deve fazer ajustes adicionais ao texto recebido pela ferramenta.

Por isso, recomenda que os estudantes usem o ChatGPT como ponto de partida, e nunca usar somente o que é gerado pela IA, ou seja, sempre receber as respostas e tratá-las com cautela e responsabilidade.

O artigo pode ser acessado no site https://alunoexpert.com.br/. Lá, você pode encontrar mais informações sobre o ChatGPT e como usá-lo na elaboração do TCC. Você também pode entrar em contato com o professor Fabio Frossard para tirar dúvidas ou fazer sugestões no próprio site.

Se você se interessou pelo ChatGPT e quer experimentá-lo em seu TCC, considere ler o artigo completo.

O ChatGPT é uma ferramenta poderosa que pode auxiliar e acelerar a forma como você faz o seu TCC. Mas lembre-se que esta ferramenta não substitui o seu trabalho nem as suas fontes de informação. “É um assistente que pode dar uma direção, mas o compromisso ético do seu TCC é todo seu. Finaliza o professor.”

Artigo primeiramente publicado em: https://www.portaluniversidade.com.br/inteligencia-artificial/professor-mostra-como-usar-o-chatgpt-para-tcc-com-etica

Portal Universidade

Fabio Herdy, bacharel em Comunicação pela UCAM, especializado em Webwriting, Marketing Digital, com 23 anos de experiência em empresa jornalística, tem ampla experiência em produção de reportagens escritas, audiovisuais e produção de conteúdo para redes sociais. Conheça mais em Quem Somos.

Deixe um comentário