8 Dicas para se organizar e estudar EAD 2021

  • Post category:EAD
Como se organizar para estudar EAD?
Faculdade a distância: dicas de como se organizar para tirar o melhor proveito?

 

Definitivamente, a parte mais difícil de estudar na modalidade EAD (Educação à Distância) é saber como se organizar para estudar EAD, e isso passa principalmente pela questão da administração do tempo. 

Afirmamos isso, porque essa modalidade – de ensino à distância – exige mais autonomia do estudante, e, portanto, muito mais responsabilidade para administrar o próprio ritmo de estudos.

Na grande maioria das vezes, quando as pessoas decidem estudar em um curso de Educação à Distância, geralmente é porque possuem outras responsabilidades, sejam elas laborais ou familiares, e que precisam acomodar na agenda diária para dar conta de tudo.

Em nosso artigo de hoje iremos lhe dar alguns conselhos para que você possa saber como se organizar para estudar a distância.

Preste bastante atenção, uma vez que são dicas essenciais para que você possa ter muito êxito nesta modalidade de ensino. Vamos lá!

 

Como estudar EAD dicas
Dicas essenciais para se organizar e estudar em EAD

 

Como estudar EAD? 8 dicas importantes

Como prometido, a seguir iremos listar algumas dicas essenciais para quem quer saber como se organizar para estudar à distância. Confira:

 

Dicas para estudar EAD 1 – Planejamento de tempo, datas de entregas de trabalhos e realização de exames

Ter uma agenda contendo todas as tarefas que você deve desenvolver em seu curso EAD lhe ajudará a organizar-se melhor, e também evita que você venha a perder prazos importantes de entregas de trabalhos, ou de avaliações, por exemplo.

Sempre nos dizem que devemos portar algum tipo de agenda, mas sabemos que esse tipo de hábito não é cultivado por todas as pessoas.

Sendo assim, se você não gosta de andar com agenda impressa por aí, pode encontrar outra forma de ter sempre à mão datas de trabalhos que tem que fazer entregas, avaliações, etc.

Uma boa opção pode ser usar os calendários para celular ou um planner virtual (existem boas opções de aplicações nas lojas de apps para celulares. Portanto, explore essa possibilidade).

Também pode espalhar alguns post-its em seu local de trabalho, por exemplo, como lembretes de atividades que precisa desenvolver o quanto antes.

Basicamente, você precisa estudar o seu perfil de estudante e encontrar o método que seja mais efetivo para você.

→ Você também vai gostar de: Entenda como funcionam os cursos à distância

 

Dicas para estudar EAD: Não deixe tudo para a última hora
Não deixe pra última hora, saiba se organizar

 

Dicas para estudar EAD 2 – Não deixe tudo para a última hora

“É que eu não tenho tempo suficiente”.

Essa costuma ser a desculpa que mais usamos quando terminamos as tarefas da faculdade EAD no último minuto.

Em alguns casos, ocupações e alternância de responsabilidades para estudar são uma prioridade mais urgente, mas na maioria das vezes é um problema de organização e procrastinação, ou seja, atrasamos atividades que podemos atender e substituímos por outras mais irrelevantes ou agradáveis.

No entanto, se você vai começar a estudar na modalidade virtual (EAD), ou já está estudando, não procrastinar é muito importante, porque neste tipo de modalidade de ensino, é você mesmo que deve impor o seu ritmo de estudos.

As datas de entrega de trabalhos e de avaliações finais se estabelecem desde o começo do semestre e você deve decidir como organizar o seu tempo, tendo em vista que dificilmente os prazos são prorrogados pelas instituições de ensino.

 

Dicas para estudar EAD 3 – Tenha tudo o que você necessita à mão e se distancie das distrações

Com praticamente todas as pessoas devem passar situações, em que nos levantamos do nosso local de estudos para alcançar um caderno, por exemplo, e quando menos esperamos, estamos fazendo atividades aleatórias e nos esquecemos de voltar para os estudos.

Além disso, frequentemente as pessoas começam a estudar e quando percebem já estão navegando há horas nas redes sociais e com isso, os trabalhos da faculdade acabam acumulando-se

Para evitar que isso ocorra na hora de se organizar para estudar à distância, você deverá manter tudo o que precisa para estudar ao alcance das suas mãos (cadernos, livros, lápis e computador). Essa simples ação evitará ter motivos para distrair-se com outras coisas.

Se você tiver essa possibilidade, é uma boa ideia que você também busque manter distância do seu celular e que restrinja as notificações e o acesso às páginas da internet que não sejam úteis.

 

Dicas 4 para estudar EAD
Escolha um local apropriado para seu estudo

 

Dicas para estudar EAD 4 – Busque um bom lugar para estudar

Este conselho vem de mãos dadas com o anteriormente apresentado. Ter um bom local para estudar, com uma boa luz, bom acesso à internet, que seja cômodo e distante de possíveis distrações pode lhe ajudar para que a tarefa seja concluída mais rapidamente.

Tenha em mente que, quando temos um espaço que possibilita a concentração, os conhecimentos são apreendidos melhor e o tempo rende muito mais.

 

Dicas para estudar EAD 5 – Faça uma coisa de cada vez

Estudar em casa na modalidade Ead, às vezes, significa ter que estar pendente de outras quatro responsabilidades ao mesmo tempo: estudar enquanto cozinha, estudar enquanto arruma a casa, estudar enquanto está indo para o trabalho, no intervalo do trabalho, etc.

É um erro pensar que a educação à distância demanda de menos atenção, pois não estamos diante de um professor e não precisamos ir presencialmente nas aulas, mas na realidade o compromisso de estudar está apenas em nossas mãos.

Portanto, sempre que puder, busque fazer as tarefas, evitando que elas fiquem para a última hora, pois assim, conseguirá ter tempo para as suas funções e não acumulará trabalhos.

 

Dicas de estudo em EAD - Conheça a plataforma Ead da sua instituição
Conheça seu programa de estudo EAD

 

Dicas para estudar EAD 6 – Conheça a plataforma Ead da sua instituição

É preciso que você tenha em mente, na hora de se organizar para estudar à distância que, cada universidade decide que tipo de plataforma usará para transmitir o conhecimento entre professores e estudantes.

A entrega de trabalhos é feita por meio de uma plataforma virtual na Ead, e, desse modo, conhecê-la é a melhor forma para que não tenha nenhum problema na hora de apresentar um exame, ou entregar uma tarefa.

Com frequência, essas plataformas funcionam com tempos exatos, ou seja, se o professor diz que o trabalho deve ser encaminhado, por exemplo, até às 17h de determinado dia, se você atrasar um minuto que seja, já encontrará o sistema indisponível para postagem da tarefa.

Portanto, a pontualidade na hora das entregas das tarefas é fundamental.

Não se preocupe com enfrentar dificuldades com a realização da postagem, tendo em vista que essas plataformas costumam ter uma interface de fácil uso, o que facilita a vida de qualquer estudante da Ead, independente do curso que estiver realizando.

 

Dicas para estudar EAD 7 – Do mais simples para o mais complexo

Uma boa ideia para se organizar para estudar Ead é sempre começar as tarefas mais fáceis e terminar com as que demandam tempo, concentração e complexidade.

Fazendo isso, você pode se dedicar completamente às tarefas mais difíceis e não terá que pensar que ficaram muitas coisas por fazer.

 

Dicas para estudar EAD 8 – Mantenha-se sempre motivado!

Em algumas ocasiões é fácil perder a motivação e o objetivo com o qual você iniciou seus estudos na Ead. Se por acaso isso ocorrer com você em algum momento, lembre-se sempre dos seus primeiros dias, ao iniciar seu curso de graduação ou mesmo um curso de pós-graduação.

É importante que você se lembre de todos os motivos pessoais e profissionais que lhe ajudaram a tomar a decisão de começar a estudar.

Em algumas ocasiões podemos cair na monotonia, mas é preciso levar em consideração o quão importante o curso é para você continuar crescendo profissionalmente e utilizar isso para lhe motivar a estudar sempre.

Sendo assim, sempre que desanimar um pouco, busque reestabelecer as suas metas, procurando formas mais dinâmicas de alcançar os seus objetivos e faça com que as coisas aconteçam. Boa sorte!

E aí? O que achou do nosso conteúdo de hoje? Aprendeu com nossas dicas como estudar em EAD? Deixe seu feedback nos comentários!

Deixe um comentário