Pós-graduação gratuita, conseguindo bolsa – 2021

Como conseguir bolsa de pós-graduação?
Aprenda maneiras de conseguir sua pós gratuita

 

Tendo em vista que o mercado de trabalho está exigindo cada vez mais capacitação dos profissionais, muitas pessoas procuram pós-graduações para incrementar o currículo.

No entanto, nem todas as pessoas têm condições de arcar com os custos desse tipo de formação e, portanto, buscam alternativas de como conseguir bolsa de pós-graduação gratuita.

Se você não sabe como fazer uma pós-graduação gratuita, tenha em mente que existem muitas possibilidades aqui no Brasil, tanto para cursos de pós à distância, como presenciais, seja em instituições privadas ou públicas.

Saiba mais lendo o nosso conteúdo de hoje até o final! Boa leitura!

 

Mas afinal de contas, o que é uma bolsa de pós-graduação?

Muitas pessoas já sabem da existência dos programas de bolsas de estudos, mas uma boa parte desse público acredita que as bolsas são concedidas apenas para os cursos de graduação, escolas ou técnicos, o que não é verdade.

Poderemos encontrar um leque expressivo de cursos de nível pós-graduação, com bolsas de estudo que podem girar de 50% a 100%, e em instituições devidamente validadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Assim que uma pessoa recebe uma bolsa de estudo, ela não terá que arcar com nenhum custo para fazer o curso de pós-graduação desejado.

O único custo será com o transporte, por exemplo, caso o curso seja presencial e com os materiais que utilizará ao longo das aulas.

Fora isso, todas as cadeiras serão gratuitas, garantindo ao acadêmico uma formação de qualidade e sem pesar no bolso. Isso é ótimo, não é mesmo?

 

Como se dá o funcionamento e como conseguir uma bolsa de pós-graduação
Maneiras de conseguir a pós gratuita

 

Como se dá o funcionamento e como conseguir uma pós-graduação gratuita

Primeiramente, precisamos destacar que, existem muitas opções para quem quer obter uma bolsa de estudos gratuita em curso de pós-graduação. Inclusive, dependendo do programa que você se inserir, pode ser possível conseguir bolsas 100% integrais.

Além disso, existem alguns cursos que oferecem bolsas para quem exercer algum tipo de trabalho paralelo, e, obviamente com atividades desenvolvidas dentro da mesma área de estudo.

É difícil precisar como será o programa de seleção desses bolsistas para todas as instituições, tendo em vista que cada curso ou instituição costuma elaborar seus próprios editais. Com isso, o ideal a se fazer é sempre entrar em contato com as instituições do seu interesse.

Quando um edital de seleção de bolsistas de pós-graduação é lançado dentro de uma área que seja do seu interesse, é importante que você faça a leitura atenta deste documento, a fim de saber se você possui o perfil exigido para ingresso e tem condições de participar de todo o processo seletivo.

Claro que, sempre que você conseguir uma bolsa de pós-graduação deverá seguir algumas regras básicas ao longo do curso, sendo as principais: o bom rendimento nos componentes curriculares estudados e assiduidade nas aulas, ou seja, você precisa ser um bom aluno.

Existem algumas instituições que podem vir a solicitar a elaboração de relatórios organizados com certa periodicidade e que serão utilizados pelos cursos de pós-graduação, como uma forma de verificar se o estudante está desenvolvendo todas as atividades do seu curso.

No caso de o estudante desejar fazer uma pós-graduação de nível especialização ou MBA em instituição de ensino privada, o ideal é que o candidato busque a unidade do seu interesse e verifique as condições da instituição e programas de bolsas de estudos vigentes.

Recomendamos que o próprio candidato vá até a instituição, pois é difícil precisar todas as exigências que o curso pode fazer para aceitar alunos bolsistas.

Além disso, também é válido mencionar que algumas empresas, principalmente as de grande porte, também podem vir a disponibilizar a possibilidade de que seus funcionários façam pós-graduações em áreas que sejam de interesse da empresa, como forma de otimizar o trabalho do profissional.

Claro que no caso das empresas é preciso verificar essa possibilidade junto ao empregador e constatar se a empresa possui convênios com instituições de ensino superior que possuam cursos de pós-graduação.

 

Como fazer pós-graduação de graça no Brasil
Veja como conquistar sua pós de graça através de bolsas

 

Como fazer pós-graduação de graça no Brasil

Caso você esteja decidido a aprimorar os seus conhecimentos fazendo uma pós-graduação, mas deseja ingressar através de algum programa que lhe conceda a possibilidade de estudar de forma gratuita, confira a nossa lista abaixo, já que iremos lhe apresentar algumas das possibilidades existentes em nosso país:

Bolsa de estudos em pós-graduação via CAPES

Bolsa de estudos em pós-graduação via CAPES

A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é um programa que foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e que fornece uma série de bolsas de estudos para cursos de nível mestrado, doutorado e pós-doutorado.

→ Aprenda a saber se sua pós-graduação é reconhecida pelo MEC

Os requisitos definidos pelo programa, para que você possa ganhar uma bolsa de estudos dependerão muito da modalidade disponível e da instituição na qual você estiver matriculado.

Aliás, cada curso faz suas próprias seleções para bolsistas e encaminha os pedidos das bolsas para a CAPES. Sendo assim, verifique essa questão com a coordenação do seu curso de interesse.

Geralmente, para conseguir uma bolsa via CAPES é necessário que o acadêmico esteja em uma instituição pública de nível federal, mas você pode estudar as diferentes possibilidades através deste programa.

 

Bolsa de estudos em pós-graduação via CNPQ

Bolsa de estudos em pós-graduação via CNPQ

O CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), assim como o programa CAPES foi desenvolvido através de uma ação do governo federal e com isso, são ofertadas inúmeras bolsas de estudos, tanto no Brasil, como no exterior.

No entanto, para que o candidato possa obter uma bolsa de estudos via CNPQ é necessário que ele esteja cursando mestrado ou doutorado, e é a própria instituição, onde o acadêmico encontra-se matriculado, que faz as seleções.

 

Bolsa de estudos em pós-graduação via FAPESP

Bolsa de estudos em pós-graduação via FAPESP

No caso da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) esta entidade é pública e está relacionada diretamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo.

As bolsas de estudos fornecidas pela FAPESP são para mestrados, doutorados e pós-doutorados, com ênfase especial em pesquisa científica.

Claro que a instituição não fornece apenas bolsas de estudos 100% gratuitas. Na realidade, o valor da bolsa irá depender muito do tipo de bolsa a ser ofertada e curso de interesse.

 

Bolsa de estudos em pós-graduação via Fundação Estudar

Bolsa de estudos em pós-graduação via Fundação Estudar

Essa fundação nada mais é do que uma organização sem fins lucrativos que objetiva melhorar o desempenho acadêmico e profissional de universitários e também daqueles que estejam recém se formando, para que tenham experiência de pós-graduação fora do país.

Dentro desta fundação existe um programa denominado de Líderes Estudar, o qual tem como principal objetivo apoiar os jovens para que eles possam ingressar nas melhores universidades espalhadas ao redor do mundo.

 

Bolsa de estudos em pós-graduação via Senac

Bolsa de estudos em pós-graduação via Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) nada mais é do que uma instituição brasileira que tem mais de 70 anos de tradição em nosso país, atuando na formação profissional de milhares de pessoas.

No Senac poderemos encontrar diferentes tipos de bolsas de estudos, para todos os níveis de ensino, incluindo para cursos de pós-graduação.

Se existe um polo Senac na sua cidade, vá até a instituição e informe-se sobre a possibilidade de desenvolver um curso de pós-graduação e como poderá ingressar com bolsa de estudos, já que a instituição possui seleções próprias e pré-requisitos para este tipo de ingresso.

E aí? O que achou do nosso conteúdo de hoje? Gostou das dicas, para você conseguir fazer sua pós-graduação gratuita? Deixe seu publicando em sua rede social favorita!

Deixe um comentário