Entenda como funcionam os cursos à distância – 2021

  • Post category:EAD
Como funcionam os cursos à distância
Entenda como funcionam os cursos à distância

 

Uma modalidade de ensino que tem se destacado bastante durante os últimos anos, especialmente com a recente pandemia advinda do COVID-19: trata-se da educação à distância, ou EaD, e que está revolucionando a forma de ensinar e aprender em todo o mundo.

Ao contrário do que muita gente pensa, o sistema de cursos à distância não é algo novo, tendo em vista que já existe faz muitas décadas no Brasil. Inclusive, a primeira modalidade de educação à distância foi através de correspondência, por exemplo.

Como o passar do tempo, este tipo de modalidade de ensino foi se aperfeiçoando e, nos dias atuais, utiliza uma série de tecnologias educacionais para cativar seus alunos e potencializar a aprendizagem.

Mas afinal de contas, o que é um sistema Ead de ensino e como podemos aplicá-lo na prática?

É exatamente isso que você irá descobrir em nosso artigo de hoje. Então, prossiga a sua leitura e saiba tudo sobre o funcionamento desta importante modalidade de ensino. Boa leitura!

 

Funcionamento de cursos EAD
Educação à distância: conheça os modelos atuais de cursos.

 

Curso à Distância, como funciona?

Quando nos referimos a educação à distância é importante levar em consideração que não estamos mencionando apenas aos cursos 100% online. Existe também o modelo híbrido, nos quais os alunos têm encontros presenciais regulares.

As duas modalidades usam um ambiente virtual de aprendizagem, o chamado AVA, que nada mais é do que uma plataforma ou software que reúne um conjunto de ferramentas que simulam uma aula.

 

Neste sistema, os professores administram suas aulas, lhes dão seguimento aos alunos e avaliam o desempenho de cada um deles de maneira remota.

Além disso, o AVA permite que os alunos acessem a todos os conteúdos do curso, tais como apontamentos, videoaulas, etc.

Também podem existir atividades síncronas que exigem a presença dos estudantes e professores em tempo real, como uma verdadeira videoconferência, e atividades assíncronas, onde o professor prepara exercícios para que os alunos realizem fora dos encontros simultâneos.

Quando falamos de educação à distância, os cursos podem ser classificados em cursos livres e de ensino superior.

 

Como fazer curso à distância
Veja alguns cursos à distância que você pode fazer

 

Como fazer curso à distância?

Nos últimos anos, muitas universidades e instituições de ensino passaram a adotar o sistema Ead, como forma de atrair novos alunos, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação à distância.

Inclusive, nos dias atuais existem cursos à distância em diferentes áreas, podendo ser, por exemplo:

 

Tanta variedade na oferta acabou contribuindo, sem sombra de dúvidas, para o crescimento do setor.

Também poderemos encontrar cursos livres que podem ser feitos pela educação à distância. Neste caso, eles não estão dentro do âmbito acadêmico.

Com isso, queremos dizer que, não é necessário ter uma formação acadêmica prévia para realizar um exame de ingresso para matricular-se nestes cursos.

Devido a isso, o tempo de dedicação pode ser menor, o conteúdo costuma ser mais direto e está enfocado na aprendizagem de habilidades específicas, ou no aperfeiçoamento profissional do estudante.

Por exemplo, existem cursos livres de idiomas, gastronomia, estética, finanças pessoais e negócios, entre outros temas.

E, como os cursos livres são mais informais, não seguem um formato único, podendo ser de curta ou longa duração, gratuitos ou não, para iniciantes ou especialistas, presenciais ou online, etc.

Aproveite nossos outros artigos:

 

Aula à distância como funciona?
Entenda como funcionam as aulas a distância e seus formatos

 

Aula à distância como funciona?

Como já foi possível observar até aqui, a EAD oferece diferentes alternativas para abordar os conteúdos ao longo de um curso. Entre os principais formatos utilizados nas aulas, iremos listar os seguintes:

  • Vídeoaulas: que podem estar disponíveis em formato de transmissões ao vivo, webinários, ou ser gravadas em um estúdio para sua posterior reprodução.
  • Conteúdos em áudio: tais como podcasts ou videoaulas em formato MP3.
  • Apresentações e infográficos: muito eficientes para atrair a atenção dos alunos, por oferecer os conteúdos de forma criativa e diferenciada.
  • E-books: contendo a matéria abordada na aula e qualquer outra informação complementar que possa enriquecer a aprendizagem.
  • Fóruns e chats: que permitem o intercâmbio de ideias mediante debates e discussões que são realizadas em tempo real.

 

Todos esses recursos contribuem para fazer com que a informação se mova de maneira extremamente dinâmica, facilitando, e muito, a aprendizagem, e contribuindo para o bom desempenho dos alunos ao longo do curso.

 

Como são as plataformas de educação à distância?

Para garantir que todas as ferramentas de Ead funcionem corretamente é muito importante que o professor online, ou a instituição contem com o apoio de uma boa plataforma de hospedagem.

Esta escolha é muito importante, já que tal ferramenta armazenará o conteúdo disponível e lhes permitirá aos estudantes o acesso aos materiais de estudo, atividades e outras informações sobre os cursos de registros.

 

Para quem é a educação à distância EAD?
Veja se você tem o perfil para esta modalidade de ensino

 

Para quem é a educação à distância EAD?

Considerando os pontos já abordados sobre a EAD até o momento, podemos concluir que esta modalidade permite que a informação chegue a uma variedade de pessoas muito maior que no caso dos cursos tradicionais e presenciais.

Mas, vivemos em uma sociedade que nos demanda o aperfeiçoamento constante e uma aquisição acelerada de conhecimentos e habilidades. Então, como vencer a falta de tempo para investir na aprendizagem?

É em meio a este cenário que a educação à distância surge como uma alternativa prática e viável. Assim, ela consegue alcançar aqueles que se interessam por estudar um determinado conteúdo, mas tem pouca disponibilidade de tempo e necessitam fazer em um ambiente dinâmico e simples.

No entanto, é importante destacar que, quem escolhe a aprendizagem virtual necessita ter um fácil acesso à internet.

Além disso, ainda que essa modalidade seja mais flexível, precisará manter um mínimo de organização para poder absorver todos os conteúdos e realizar a atividades exigidas dentro do prazo.

No final das contas, na EAD é o aluno que deve, diariamente, determinar o tempo necessário de estudo, e, portanto, tendo mais autonomia, tem uma responsabilidade maior no gerenciamento do tempo.

Além disso, a educação à distância é também uma excelente opção para os professores que desejam enriquecer suas aulas com outros materiais didáticos, ou para aquelas pessoas que querem trabalhar com outras modalidades de ensino e não desejam sair de casa para fazê-lo.

A realidade é que as vantagens e possibilidades são inúmeras quando pensamos em aulas em ambientes virtuais. Você pode aprender, desde uma nova profissão, até uma habilidade artística, tudo graças aos recursos digitais e a evolução tecnológica.

 

Qual é o perfil do aluno dos cursos à distância?

Aqueles que optam por um curso presencial, geralmente buscam um maior contato com o professor e com seus colegas, assim como a infraestrutura que simplifique ao máximo os estudos.
Por outro lado, os alunos Ead possuem outras características que os levam a buscar o conhecimento fora da sala de aula. Entre elas, podemos destacar:

  • Proativo – geralmente o sistema de aprendizagem à distância requer que o aluno seja mais autônomo: para administrar seus horários, acessar os conteúdos, realizar as atividades, etc.
  • Capacidade de planejamento: fazer um bom planejamento é essencial, tanto para estudar, como para fazer a rotina profissional.
  • Disciplina e organização: a disciplina e organização são essenciais para tirar a programação do papel e colocá-la em prática com sucesso, cumprindo com as tarefas propostas de modo eficiente e tranquilo.

 

Para os profissionais que estão por detrás do processo de ensino, também é necessário ter um conhecimento profundo destas características do aluno Ead, assim como de suas necessidades.

E aí? O que achou do nosso conteúdo de hoje? Aprendeu como funcionam os cursos à distância? Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário