12 Melhores dicas para quem vai começar a faculdade!

  • Post category:Graduação
12 Melhores dicas para quem vai começar a faculdade!
Começando a faculdade? Veja algumas dicas valiosas!

 

Entrar na universidade é uma das experiências mais importantes da sua vida. Nesta etapa, o calouro precisa saber como se organizar para a faculdade, para que possa se desenvolver plenamente em seus estudos.

Quer você tenha decidido, ou não, o que vai estudar, você com certeza ficará animado de qualquer maneira. Isso porque adentrar em uma faculdade acaba sendo um divisor de águas na vida das pessoas.

No final das contas, você está prestes a entrar em uma das etapas da vida que marcam cada vez mais as pessoas e como calouro, você provavelmente está ansioso para ver o que lhe espera na faculdade, não é mesmo?

Sendo assim, confira em nosso conteúdo de hoje algumas dicas para quem vai começar a faculdade e que farão muita diferença na hora de desenvolver-se em seus estudos!

 

Como se organizar para faculdade
Informações para período de Faculdade

 

12 Dicas de como se organizar para começar a faculdade

Primeiro dia na faculdade deixa muitas pessoas nervosas, pois é um universo diferente e com uma configuração bem diferente da escola. Portanto, a seguir vamos apresentar algumas dicas para calouros na faculdade. Confira:

 

Você também vai gostar de ler:

 

DICA 1 – Conheça bem a dinâmica de funcionamento da sua universidade e ambientes que ela possui

Geralmente as instituições disponibilizam manuais para que os estudantes conheçam melhor a instituição.

O ideal é que você visite a universidade antes mesmo do primeiro dia de aula, para que possa saber de antemão, todos os espaços que a instituição possui, tais como salas de aula, biblioteca, restaurante universitário ou cantina, secretaria acadêmica, direção, salas dos professores, entre outros.

 

Ainda não sabe o que estudar? Conheça toda a oferta de faculdades da sua cidade
Ofertas de faculdades na sua cidade

 

DICA 2 – Ainda não sabe o que estudar? Conheça toda a oferta de faculdades da sua cidade

Claro que você tem muitas dúvidas agora, mas fique calmo. Para começar, podemos dizer que, você pode demorar um pouco para se acostumar com o ritmo das aulas, ou com a forma como as coisas são feitas na universidade, mas é importante não desistir desse processo, pois apenas exige adaptação e constância.

Independente se você estuda na sua cidade, ou longe, nós temos algumas boas dicas para você levar em consideração no seu estágio universitário. Prossiga sua leitura!

 

DICA 3 – Faça do inglês o seu maior companheiro!

Quanto antes você se apropriar de uma língua estrangeira como o inglês, melhor. Então, se durante o ensino médio, talvez você não tenha praticado muito, aproveite que está ingressando em uma universidade e corra atrás do tempo perdido.

Portanto, se você está devidamente matriculado na faculdade, chegou a hora de aperfeiçoar o seu inglês, tendo em vista que ele irá lhe ajudar na sua formação, ampliando seu leque de possibilidades laborais.

Leia alguns textos, assista filmes e séries em inglês, ou até inscreva-se em um curso para aprender o idioma. Essa língua pode abrir as portas para muitas oportunidades, tanto dentro da universidade, quanto quando você sai dela.

 

Mantenha a sua criatividade intacta
Seja criativo nas suas tarefas

 

DICA 4 – Mantenha a sua criatividade intacta

Você pode ficar sobrecarregado com a quantidade de tarefas ou testes, mas não deixe sua criatividade se perder. Sim, você deve estudar e isso deve ocupar uma boa parte da sua vida.

Também faça exercícios criativos, fora da universidade. Tenha em mente que o mundo precisa de pessoas treinadas, mas também criativas e decididas.

 

DICA 5 – A universidade é um desafio, mas nada que você não consiga enfrentar!

Sim, haverá assuntos que irão resistir mais a você do que outros e que podem demorar mais para passar. Talvez você queira expandir um pouco mais a sua formação, como a realização de um mestrado, por exemplo.

Seja qual for o seu caso, tente sair da universidade em um prazo razoável, caso não faça, corre o risco de sofrer um esgotamento maior e perder e oportunidade de encontrar outras opções fora dela.

 

Você pode aprovar na faculdade! Não menospreze seu rendimento!
Rendendo seus estudos durante o curso

 

DICA 6 – Você pode aprovar na faculdade! Não menospreze seu rendimento!

Você não deve ficar obcecado se obter uma nota mais baixa do que está acostumado. Às vezes é difícil se acostumar com o ritmo da faculdade, mas a menos que você queira uma média brilhante, você não deve ficar chateado se tiver falhas.

Pense que, ao sair de lá, as habilidades que possui valerão mais do que aquele título ou número que representa sua nota.

 

DICA 7 – Descubra mais sobre seus professores

Não dizemos que você deve procurar coisas sobre a vida pessoal deles, mas que descubra como tem sido a trajetória profissional até que começaram a lecionar.

Além disso, dessa forma você poderá saber em quais outras partes eles já trabalharam e conversar com eles sobre o futuro da carreira e o que poderá fazer depois de sair de lá.

 

DICA 8 – Não se preocupe se você não entender o que os professores dizem

Às vezes, determinados tópicos serão abordados em aulas sobre as quais você não terá conhecimento suficiente.

Quando isso acontecer, você pode buscar informações sobre o assunto em outras fontes, ou pedir um tutorial ao seu professor.

 

Faça amigos em seu primeiro dia de faculdade
Tenha amigos na faculdade

 

DICA 9 – Faça amigos!

É um conselho que é quase uma obrigação para você. Você não precisa ser amigo para sempre, mas ter um bom grupo, com quem você pode colaborar e ajudar é algo muito positivo para quem está começando seus estudos universitários.

Ter uma rede de amigos ajuda na hora de organizar trabalhos, conseguir acesso às anotações das aulas, saber as datas de exames (universitários às vezes acabam esquecendo datas, principalmente aqueles que precisam dialogar trabalho com estudos), tarefas, entre outros.

Tenha em mente que, haverá ocasiões em que você será grato por tê-los por perto, pois essa rede de contatos faz uma diferença danada durante todo o período da universidade.

 

DICA 10 – Entenda que, mesmo gostando do seu curso de graduação, você acabará estudando coisas que não gosta tanto assim!

Outra coisa que precisamos mencionar é que haverá assuntos dos quais você não gostará muito em seu curso de graduação, mas nada lhe impede de torná-los um pouco mais atraentes e próximos, se os relacionar com outros assuntos de que gosta mais.

 

DICA 11 – Mantenha-se próximo aos seus professores!

Com esta dica, não estamos lhe aconselhando a ser um “puxa saco” de professor, mas sim que você mantenha contato com eles para ter boas referências de estudos e que possa conhecer ainda mais sobre as áreas que lhe interessam dominar dentro do seu curso universitário.

Aproveita todas as situações possíveis para compartilhar suas dúvidas com os professores e peça que eles comentem mais suas experiências e referências de leituras e teorias que possuem.

Existem muitos professores que nos inspiram a ser bons profissionais. Observe os bons exemplos e com certeza sairá da universidade com um futuro promissor.

 

Busque fazer intercâmbios enquanto estiver na universidade
Faça intercambio

 

DICA 12 – Busque fazer intercâmbios enquanto estiver na universidade

Hoje em dia, muitas universidades possuem parcerias com instituições de ensino superior de outros países, o que acaba abrindo muitas portas para seleções de intercâmbio. Se houver essa possibilidade no seu curso de graduação, não hesite em inscrever-se.

Essas oportunidades de poder estudar em outro país, não só incrementam a sua bagagem cultural e linguística (você pode aperfeiçoar o seu inglês ou espanhol, por exemplo), como também ampliará os seus conhecimentos sobre sua própria área de atuação.

 

Conclusão

O material que preparamos hoje para você não se esgota aqui, pois existem muitas outras coisas que você precisará saber na hora de começar seus estudos em uma faculdade. De qualquer modo, lhe passamos algumas boas dicas para quem vai começar a faculdade. Aproveite-as!

E aí? O que achou do nosso conteúdo de hoje? Gostou das dicas, para você que deseja ingressar na Faculdade? Deixe seu feedback nos comentários!

Deixe um comentário