Saiba se sua pós-graduação é reconhecida pelo MEC

Saiba se sua pós-graduação é reconhecida pelo MEC
Identificando se sua Pós-graduação tem reconhecimento do MEC – Ministério da Educação

 

Como saber se o curso de pós-graduação é reconhecido pelo MEC é um dos principais questionamentos que recebemos de pessoas que desejam fazer um curso de nível pós-graduação.

Essa dúvida é importante, tendo em vista que o reconhecimento de um curso via Ministério da Educação (MEC) é uma peça fundamental para que os diplomas tenham validade em todo o território nacional, e também para o pleno exercício da profissão. Saiba mais!

 

Por que o MEC é tão importante?
MEC e sua importância na aprovação de cursos

 

Por que o MEC é tão importante?

O MEC (Ministério da Educação) nada mais é do que uma entidade pública encarregada da regulamentação e organização do sistema educacional no Brasil. Para que as instituições de ensino tenham seu pleno funcionamento, é preciso que recebam uma autorização advinda do MEC.

Atualmente, temos o portal MEC, um sistema online que nos disponibiliza uma série de informações voltadas para o ensino superior.

Em plataformas como o E-mec você pode fazer a verificação da situação de uma faculdade, por exemplo, e especificamente de um curso, o que lhe dá os subsídios necessários para identificar se determinada instituição de pós-graduação é reconhecida pelo MEC, ou não.

Todo estudante precisa ter esse tipo de acesso à informação do seu curso desejado, para que possa verificar se a instituição na qual ele deseja estudar, realmente está oferecendo um curso de qualidade, e que lhe garantirá um diploma validado, e que possa incrementar o seu currículo profissional.

Leia também:

 

Como saber se uma pós-graduação é reconhecida pelo MEC?
Saiba como uma Pós-graduação é aceita e reconhecida pelo Ministério da Educação

 

Como saber se o curso de pós-graduação é reconhecido pelo MEC  – PASSO A PASSO

Vamos lhe ajudar a seguir, a partir de um passo a passo, para que possa fazer a pesquisa para verificação se a instituição é reconhecida pelo MEC, ou não. Confira:

PASSO 1 – A primeira coisa que você deverá fazer será entrar no site oficial do Ministério da Educação (MEC) via e-mec, acessando o seguinte endereço eletrônico: http://emec.mec.gov.br/

PASSO 2 – A seguir, clique no item “Pesquisa Avançada”. Você encontrará este item no canto superior da sua tela.

PASSO 3 – Fazendo isso, irá abrir um formulário com uma série de campos que devem ser devidamente preenchidos. Faça o preenchimento de todos os campos, pois é algo obrigatório para as próximas etapas.

PASSO 4 – Feito isso, você já conseguirá buscar pela instituição de ensino, ou curso que for do seu desejo. Basta clicar no item “Curso de Graduação” e a seguir, utilizar o campo “Buscar por”. Feito isso, digite o nome do curso que deseja obter maiores informações. Exemplo: Curso de Biologia.

PASSO 5 – Para que fique mais fácil encontrar exatamente o curso que você deseja, também é importante que você selecione o estado e o município, onde o curso está inserido, clicando no item “Selecione a Unidade Federativa (UF)”. Será necessário aguardar alguns instantes, para que o portal possa carregar as informações solicitadas.

PASSO 6 – Existem outros filtros que podem lhe ajudar a fazer a pesquisa mais rapidamente, podendo especificar, por exemplo, se o curso que você procura é de nível graduação, licenciatura, bacharelado, tecnólogo, etc. Como o nosso foco no artigo de hoje são os cursos de pós-graduação. Insira este filtro e ficará mais fácil encontrar o curso que deseja. Outro tipo de filtro que ajuda é inserir se o curso é ofertado na modalidade presencial, ou mesmo como um curso à distância.

PASSO 7 – Na última etapa, você deverá inserir um código de verificação (essa etapa é obrigatória). É simples! Basta inserir os textos que aparecerem na sua tela. Na sequência, clique em PESQUISAR e poderá visualizar todas as informações que deseja. Você terá acesso a uma lista contendo os cursos de pós-graduação que são devidamente reconhecidos pelo MEC.

 

Dica extra!

Se você utilizar o símbolo da lupa, por exemplo, poderá ser encaminhado para uma tela contendo muitas outras informações sobre os cursos de pós-graduação. Inclusive, com dados sobre o endereço da instituição, notas que ela recebeu do MEC, entre outros.

Portanto, além de saber se o curso é devidamente registrado junto ao MEC, uma dica importante que damos aos interessados em fazer uma pós-graduação, é que os candidatos devem fazer a verificação se o curso é bem conceituado junto ao Ministério da Educação, ou seja, se ele possui uma boa nota.

Caso o curso esteja bem avaliado, isso demonstra que tem qualidade, e que, portanto, irá somar muito mais à sua formação e incrementará o currículo profissional.

 

Qual é a real importância do reconhecimento do MEC junto aos cursos de pós-graduação?
A Importância da aprovação do Ministério da Educação – MEC

 

Qual é a real importância do reconhecimento do MEC junto aos cursos de pós-graduação?

Para que possa receber o reconhecimento do MEC, qualquer instituição que seja de nível superior poderá solicitar ao órgão público o seu credenciamento e a autorização para que sejam ofertados cursos de pós-graduação.

Mas não basta apenas entrar com um pedido, pois o MEC irá fazer algumas vistorias e fiscalizações nas instituições solicitantes, como forma de garantir que as informações encaminhadas pelas instituições são verdadeiras, e que a instituição realmente tem condições de oferecer um curso de nível pós-graduação.

Só por este ponto já podemos reconhecer o quanto o MEC é importante em nosso país, pois sem ele seria difícil precisar quais cursos são de qualidade e quais não.

Claro que temos uma série de instituições de longa data e que tem tradição no ensino superior em nosso país, porém, no caso das instituições mais recentes, ou especificamente as de ensino à distância, fazer essa conferência junto ao MEC é fundamental.

Saiba ainda maisComo funciona uma Pós-Graduação? Dicas 2021

 

Como o MEC avalia as instituições para reconhecê-las?
Avaliando e reconhecendo seu curso no MEC

 

Como o MEC avalia as instituições para reconhecê-las?

Como apontávamos anteriormente, o Ministério da Educação faz a avaliação das instituições e dos cursos com muita cautela, ou seja, toma uma série de cuidados antes de lhes dar o aval e reconhecimento como instituições de qualidade.

Além disso, engana-se quem pensa que este tipo de avaliação é feito uma única vez, tendo em vista que o MEC fará suas avaliações de modo periódico, como forma de garantir que a instituição manterá seu nível de qualidade na oferta de cursos de graduação e pós-graduação.

Basicamente, as notas que são atribuídas pelo Ministério da Educação irão variar de 0 a 5. Caso uma instituição adquira uma nota inferior a 3 pontos, isso é considerado pelo MEC como insatisfatório, logo, representa que o curso possui alguns problemas estruturais e em sua qualidade de ensino.

Veja abaixo como o MEC faz suas avaliações:

  • Conceito Preliminar de Curso (CPC) – Neste tipo de conceito, o MEC encaminha fiscais que realizarão avaliações voltadas para o corpo docente da instituição, a infraestrutura disponível para o funcionamento da faculdade, os recursos didáticos e pedagógicos que se encontram disponíveis, bem como a qualidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), principalmente nos casos dos cursos de pós-graduação que são ministrados na modalidade Ead.
  • Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) – este índice é reconhecido por representar a média dos últimos 3 CPCs realizados pelos fiscais do MEC. Esse também é considerado o índice de qualidade de um curso mais completo.
  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) – esta prova é aplicada em todas as instituições de ensino superior, e é uma importante ferramenta utilizada pelo Ministério da Educação para fazer a avaliação do desempenho dos estudantes do ensino superior, conforme a área de conhecimento e eixo tecnológico.

 

Bom, a partir do nosso artigo de hoje você teve acesso às instruções chave de como saber se uma pós-graduação é reconhecida pelo MEC. Aproveite as informações recebidas e sempre que for fazer um curso novo, faça esse tipo de conferência, garantindo uma formação de qualidade! Bons estudos!

E aí? O que achou do nosso conteúdo de hoje? Aprendeu como o MEC reconhece seu Curso de Pós-Graduação? Deixe seu feedback nos comentários e compartilhe!

Deixe um comentário