A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) anuncia a abertura de 800 vagas para cursos de graduação na modalidade a distância, com início previsto para o segundo semestre de 2024.
A seleção, regida pelo edital do Processo Seletivo Especial UAB/UFRAEaD 2024, é voltada para o preenchimento de vagas nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Sistemas de Informação, distribuídas em vários polos de apoio presencial.
→ Para não perder nossas atualizações diárias, sempre publicamos as novidades no instagram do Portal Universidade (@portaluniversidade).
Serão oferecidas 500 vagas para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e 300 vagas para o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.
Os cursos serão realizados em diversos polos distribuídos pelo estado do Pará, como Ananindeua, Breves, Canaã dos Carajás, Igarapé-Miri, Jacundá, São Sebastião da Boa Vista, Muaná, Juruti, Bujaru, Pacajá e Tailândia.
A seleção dos candidatos será realizada em uma única etapa, com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas edições de 2019 a 2023.
Para servidores públicos efetivos que desejam concorrer a vagas específicas, será realizada uma avaliação curricular baseada no tempo de serviço.
Inscrições e Gratuidade
As inscrições, totalmente gratuitas, estarão abertas de 31 de julho a 22 de agosto de 2024, e devem ser realizadas exclusivamente pelo site da UFRA. Acesse o edital completo aqui.
Os candidatos deverão indicar no momento da inscrição o ano do ENEM que desejam utilizar para a classificação ou, no caso de servidores públicos, enviar a declaração de tempo de serviço.
A UFRA adotará o sistema de cotas previsto pela legislação federal, reservando vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, egressos de escola pública e servidores públicos, entre outros grupos definidos em lei.
Publicação de Resultados
A divulgação dos resultados ocorrerá no dia 27 de agosto de 2024 no site da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) da UFRA.
Os aprovados deverão seguir o cronograma para a habilitação de matrícula, que será informado posteriormente.
Essa oportunidade representa uma importante ação de democratização do acesso ao ensino superior, especialmente para aqueles que residem em regiões mais afastadas e que buscam capacitação profissional sem a necessidade de deslocamento para grandes centros urbanos. Com a oferta de cursos gratuitos e de qualidade, a UFRA reforça seu compromisso com a educação inclusiva e o desenvolvimento regional.
Encontrou algum erro na matéria? Entre em contato conosco.