Dicas para fazer pós-graduação em outra área

Pós-graduação em outra área
Fazendo sua Pós-Graduação em outra área de formação

 

Muitas pessoas se questionam se é possível fazer pós-graduação em outra área, sem que isso prejudique a evolução na carreira, ou a obtenção de determinados postos laborais, ou até mesmo ingressos em outros cursos de pós-graduação.

Por outro lado, dependendo do seu campo de atuação, escolher fazer uma pós-graduação em outra área pode dar uma verdadeira guinada na vida profissional. Portanto, é preciso estudar com calma todas as possibilidades.

 

Por que é importante fazer uma pós-graduação?
Entendendo a importância de fazer a sua Pós-Graduação, mesmo que em outra área

 

Por que é importante fazer uma pós-graduação? 

Para que possamos responder esta questão do melhor modo possível, antes destacamos que o investimento em tempo e dinheiro para a realização de uma pós-graduação é sempre uma boa aposta para os profissionais.

Isso porque permite que as pessoas, independente da área de formação, consigam se reciclar profissionalmente e complementar a formação.

Com isso, essa busca por novos conhecimentos, seja na sua área, ou até mesmos em nichos diferentes, lhe permite ampliar seu leque de possibilidades.

Além disso, quem possui pós-graduação no currículo acaba sendo muito mais competitivo no mercado, até mesmo quando se deseja uma promoção na empresa ou obter uma nova vaga laboral.

Caso você seja uma pessoa recém-formada em uma área “x”, a especialização é o próximo passo que você dará para converter-se em especialista dentro de algum segmento.

Lembrando que todas as áreas profissionais, quando estamos na graduação, são muito amplas. Mas, quando fazemos uma pós-graduação, adquirimos um conhecimento mais restrito, e com um embasamento muito mais profundo, podendo lhe garantir o título de especialista, mestre, doutor ou pós-doutor (isso dependerá do nível que você prefere estudar).

 

Posso fazer pós-graduação em uma área diferente da minha graduação?
Entendendo como pode ser feita a Pós-Graduação em outra área

 

Dúvida: posso fazer pós-graduação em uma área diferente da minha graduação?

Essa dúvida acaba permeando o imaginário das pessoas, e de fato ela é muito pertinente, pois quando escolhemos fazer uma pós-graduação em outra área é porque provavelmente não temos uma identificação com a profissão atual, ou seja, é possível que estejamos planejando mudar de área, atuar em um novo campo.

É comum que isso ocorra no âmbito acadêmico, por exemplo, em que as pessoas concluem determinados tipos de graduações e acabam se especializando em outras áreas, o que abre os leques de possibilidades para obtenção de empregos, já que terá mais de uma especialidade.

→ Saiba se a pós-graduação que você quer é reconhecida pelo MEC

A realidade é que nada lhe impede de fazer uma pós-graduação em outras áreas, porém é preciso estar ciente das questões que discutimos anteriormente.

Por exemplo, nada lhe impede de fazer um curso de Biologia e após concluí-lo, embarcar em uma pós-graduação de engenharia. Do mesmo modo que, você pode ser formado em jornalismo e depois querer fazer uma pós-graduação na área de psicologia.

 

Claro que é necessário fazer a conferência dos editais das pós-graduações das universidades, a fim de verificar se a instituição aceita que pessoas de outras áreas obtenham a formação.

Dependendo da instituição, pode ser que isso seja um empecilho, portanto, é sempre bom verificar com antecedência.

 

Pós-graduação em área diferente da graduação é suficiente para mudar de profissão?
Pós-Graduação em outras áreas de formação e conhecimento

 

Pós-graduação em área diferente da graduação é suficiente para mudar de profissão?

Infelizmente, o que podemos dizer sobre este tema é que isso é muito relativo, ou seja, nem sempre possuir um diploma de conclusão de curso de pós-graduação em outra área será suficiente para que você possa atuar em outros campos.

Claro que, ao fazer uma pós-graduação em outra área, você pode acabar ampliando sua rede de contatos e entre seus próprios companheiros de classe, encontrar novos campos de atuação e, quem sabe, um bom emprego.

Outro ponto importante é que, se você possui uma formação em um curso de biologia e faz uma pós-graduação em engenharia, isso não quer dizer que conseguirá um emprego atuando como engenheiro.

Isso não é possível, pois as áreas profissionais que são regulamentadas por lei exigem no mínimo a graduação na área e o devido registro no conselho regional da profissão.

Portanto, você poderá vir a trabalhar em campos afins à engenharia, mas nunca atuar na profissão em si. Compreendeu?

Já pensou em fazer uma pós-graduação no estilo EaD? Aproveite nossos artigos especiais:

 

Posso fazer mais de uma pós-graduação em outra área?

Na verdade, você poderá fazer quantas pós-graduações desejar, desde que leve em conta todas as questões que pontuamos anteriormente.

Isso envolve poder fazer as duas modalidades de cursos de pós-graduação, sejam eles de lato sensu ou stricto sensu.

 

Principais vantagens de fazer pós-graduação em área diferente da graduação
Vantagens de fazer pós-graduação em outras áreas de formação.

 

Principais vantagens de fazer pós-graduação em área diferente da graduação

Como dito em outro momento, as possibilidades para quem faz uma pós-graduação em outra área são muitas, mas a principal delas está nos conhecimentos possíveis, e na rede de contatos que o estudante/profissional consegue estabelecer com pessoas de campos adversos ao seu.

Conheça a seguir mais algumas outras vantagens que podemos pontuar para aqueles profissionais que desejam fazer uma pós-graduação em outra área, mas ainda se sentem inseguros para fazer este tipo de escolha.

  • Pós-graduação em outra área lhe dá a possibilidade de evolução profissional

Fazer uma pós-graduação por si só já amplia o seu leque de possibilidades para conseguir bons postos laborais e com uma melhor remuneração salarial.

Muitas pessoas que são formadas em áreas específicas, tais como a arquitetura ou marketing podem vir a fazer pós-graduações em áreas de administração e gestão, por exemplo, como uma forma de lhes capacitar para melhor gerir seus negócios.

Se formos procurar uma pós-graduação em outra área para fazer é importante que ela realmente venha para cumprir o propósito dela na sua vida, e que complemente, de fato, a formação que você já possui. Portanto, escolha com sabedoria!

  • Pós-graduação em outra área possibilita mudança na carreira

Está cansado de trabalhar na mesma área de sua formação? Fazendo uma pós-graduação, você eleva as suas chances de conseguir oportunidades laborais em outros segmentos, ampliando seu campo de atuação.

Porém, não escolha qualquer curso de pós-graduação. É preciso parar e refletir, organizando um bom plano de carreira que lhe garanta atuar em um campo diferente, mas bem remunerado e que lhe traga a satisfação profissional que você deseja.

  • Pós-graduação em outra área amplia sua rede de contatos e networking

Com dito em outro momento deste artigo, é sempre bom se aventurar em outros tipos de cursos de pós-graduação, pois eles nos permitem conhecer pessoas de outros campos, e ao ampliar sua rede de contatos, automaticamente podem surgir oportunidades únicas de trabalho.

Portanto, aproveite o curso de pós-graduação, não só para estudar o nicho escolhido, mas também para trocar ideias e conhecimentos com seus companheiros de curso. Ao manter esse tipo de contato, muitas oportunidades podem surgir.

  • Pós-graduação em outra área lhe propicia aprofundar conhecimentos

Toda pós-graduação é organizada dentro de um segmento de uma grande área, e quem busca fazê-la é porque tem interesse naquela formação em específico, tendo uma oportunidade única de aprofundar os seus conhecimentos, ou seja, saindo da superfície das coisas.

Se determinado curso de pós-graduação lhe atrai e você sabe que trará boas contribuições para sua vida profissional, nada lhe impedirá de fazê-lo.

  • Pós-graduação em outra área lhe permite aprender algo novo

Ainda como forma de complementar o tópico anterior, a realização de um curso de pós-graduação em outra área lhe dá a chance de aprender algo totalmente novo, e se você tiver um perfil de estudante que gosta de novidades, essa é a sua chance.

Claro que ainda deverá pensar em formas de alinhar o seu curso de pós-graduação à sua carreira, mas tenhamos em mente que o conhecimento nunca é demais. Portanto, se um curso lhe agrada, vá e faça!

Sempre valerá a pena!

Fonte: https://www.portaluniversidade.com.br/pos-graduacao/pos-graduacao-em-outra-area/

Deixe um comentário