Triangulo Mineiro tem Especialização com 90 vagas para 2025

Cursos de especialização do IFTM com vagas abertas para 2025.
Instituto Federal do Triângulo Mineiro oferece 90 vagas em cursos de especialização com início em 2025.

As inscrições para cursos de especialização no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) estão abertas! Até o dia 2 de dezembro de 2024, você pode se inscrever em uma das 90 vagas oferecidas para o primeiro semestre de 2025.

Com opções tanto para quem prefere aulas presenciais quanto para quem busca ensino a distância, o IFTM traz duas áreas de especialização: Ciência de Dados e Tecnologias Digitais na Educação.

Aqui, vamos explicar cada detalhe para te ajudar a decidir qual curso pode ser a escolha ideal para sua carreira.

→ Para não perder nossas atualizações, sempre publicamos as novidades no instagram do Portal Universidade (@portaluniversidade).

Modalidades de Ensino e Vagas

O IFTM oferece essas vagas de especialização em duas modalidades e áreas diferentes, com oportunidades para diversos perfis profissionais.

  • Ciência de Dados (Campus Uberaba Parque Tecnológico)

Para quem deseja uma formação presencial, o curso de Ciência de Dados é uma ótima oportunidade de especialização na área de tecnologia. São 30 vagas no Campus Uberaba Parque Tecnológico, e o curso tem uma duração total de 18 meses. As aulas são realizadas às sextas e sábados, com uma carga horária de 600 horas, dividida entre disciplinas teóricas e práticas.

Se você já tem formação em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Sistemas de Informação, ou áreas afins, essa especialização pode te oferecer uma base sólida para atuação no setor de análise e gestão de dados, hoje tão valorizado no mercado. Além disso, o curso exige disponibilidade para frequentar aulas em Uberaba, o que pode ser um diferencial para quem prefere o contato direto com professores e colegas.

  • Tecnologias Digitais na Educação (Campus Uberlândia Centro)

Para quem busca flexibilidade, o curso de Tecnologias Digitais na Educação é oferecido na modalidade a distância, com algumas atividades presenciais. Com 60 vagas abertas, essa especialização é voltada para profissionais de todas as áreas que desejam aprimorar seus conhecimentos no uso de tecnologias aplicadas ao ensino.

A carga horária total é de 400 horas, distribuídas em atividades online e encontros presenciais quinzenais no Campus Uberlândia Centro. Essa é uma ótima escolha para quem já atua ou tem interesse na área de educação e deseja aprender novas formas de integrar tecnologia e metodologias digitais ao processo de ensino e aprendizagem.

Como se Inscrever

 Passo a Passo para Inscrição

  • As inscrições para ambos os cursos são feitas exclusivamente pela internet, no site do IFTM (clique aqui).
  • Para participar, você precisa preencher um formulário com seus dados pessoais e anexar os documentos solicitados em formato PDF.
  • Atenção ao prazo: as inscrições ficam abertas até 2 de dezembro de 2024. É cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$60,00, que pode ser paga por Pix ou boleto bancário.
  • Após o pagamento, guarde o comprovante, pois ele é necessário para confirmar sua inscrição.
  • Caso você preencha os requisitos para solicitar isenção dessa taxa, deve registrar a solicitação até o dia 15 de novembro, com o resultado divulgado em 18 de novembro.

Lembre-se de acompanhar a confirmação da inscrição pelo site e ficar atento ao prazo final de pagamento.

Dicas para Preenchimento do Formulário

O IFTM aceita apenas uma inscrição por CPF, então escolha bem o curso. Confira também todos os documentos antes de enviar, pois não será possível alterá-los depois. Para facilitar, mantenha os documentos organizados e salvos em PDF, e verifique que o site informa a confirmação da inscrição após o envio e pagamento da taxa.

Vagas Reservadas e Ações Afirmativas

Para promover a inclusão e a diversidade, o IFTM destina uma parte das vagas para ações afirmativas. Se você se identifica com os grupos de candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), quilombolas, indígenas ou pessoas com deficiência, confira como funciona o sistema de reserva de vagas.

Percentual de Vagas Reservadas

Do total de 90 vagas, 20% são reservadas para negros, quilombolas e indígenas (grupo NQI) e 5% para pessoas com deficiência (grupo PcD). As vagas restantes são de ampla concorrência, abertas a todos os candidatos que cumpram os requisitos do edital.

Documentação Necessária

Os candidatos que optarem pelas vagas reservadas precisarão apresentar documentações específicas no ato da matrícula. Para candidatos negros, é solicitada a autodeclaração étnica e material adicional, como fotos e vídeos. Candidatos quilombolas devem providenciar a Certidão de Pertencimento a Comunidade Remanescente de Quilombo, e os candidatos indígenas precisam apresentar o Registro Nacional de Nascimento de Indígenas (Rani) ou uma declaração de pertença à comunidade. Para as pessoas com deficiência, é necessário um laudo médico atualizado que descreva a condição, conforme as normas do edital.

Essas documentações são verificadas na etapa de matrícula, e o processo inclui etapas para garantir a autenticidade das informações prestadas.

Cronograma do Processo Seletivo

Aqui estão as principais datas do processo seletivo, para você se organizar:

  • Inscrições: de 4 de novembro a 2 de dezembro de 2024
  • Pedido de isenção da taxa: até 15 de novembro de 2024
  • Resultado da isenção: 18 de novembro de 2024
  • Resultado preliminar: 9 de dezembro de 2024
  • Prazo para recursos: de 9 a 11 de dezembro de 2024
  • Resultado definitivo: 12 de dezembro de 2024
  • Matrícula da primeira chamada: a partir de 12 de dezembro de 2024

O acompanhamento dessas datas é fundamental, pois o IFTM não enviará notificações por outros meios. Toda a comunicação do processo seletivo é realizada pelo site oficial, então, anote as datas e visite o site periodicamente para acompanhar as atualizações.

O Que Esperar dos Cursos de Especialização

Esses cursos são voltados para quem busca ampliar conhecimentos técnicos e práticos nas áreas oferecidas. Em Ciência de Dados, por exemplo, você terá uma formação sólida em coleta, análise e interpretação de dados, com foco em desenvolvimento de soluções para diversos setores que lidam com grandes volumes de informações. Já o curso de Tecnologias Digitais na Educação é uma excelente opção para profissionais de ensino que desejam entender melhor as ferramentas e metodologias digitais que vêm transformando a sala de aula.

Ambos os cursos contam com carga horária específica para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), obrigatório para a certificação final. O TCC é um passo importante no processo, pois permite aplicar e consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo da especialização.

Para Mais Informações

→ Caso ainda tenha dúvidas, todas as informações completas e detalhadas sobre os cursos estão no edital completo, disponível no site do IFTM. Você também pode entrar em contato diretamente pelo e-mail de atendimento do processo seletivo, disponível no site.

Boa sorte no processo seletivo! Esperamos que essa seja uma escolha que contribua para sua carreira e objetivos profissionais.


Encontrou algum erro na matéria? Entre em contato conosco.

Portal Universidade

Fabio Herdy, bacharel em Comunicação pela UCAM, especializado em Webwriting, Marketing Digital, com 23 anos de experiência em empresa jornalística, tem ampla experiência em produção de reportagens escritas, audiovisuais e produção de conteúdo para redes sociais. Conheça mais em Quem Somos.

Deixe um comentário