Fiocruz Lança Curso Online Gratuito de Leptospirose

  • Categoria do post:Cursos
Curso online gratuito sobre leptospirose oferecido pela Fiocruz, focado na capacitação de profissionais de saúde e no público geral.
Curso online da Fiocruz aborda leptospirose com enfoque em sinais, sintomas, diagnóstico e prevenção.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) acaba de lançar um curso online gratuito sobre leptospirose, em resposta ao aumento alarmante de casos no Rio Grande do Sul.

Até o momento, o estado já registrou sete mortes devido à doença, após um período de tempestades intensas e uma enchente devastadora que atingiu 471 dos 497 municípios gaúchos.

→ Para não perder nossas atualizações diárias, sempre publicamos as novidades no instagram do Portal Universidade (@portaluniversidade).

Por Que um Curso sobre Leptospirose?

Diante do cenário preocupante, a Fiocruz tomou a iniciativa de criar um curso abrangente e acessível, visando tanto a capacitação de profissionais de saúde quanto o esclarecimento do público em geral sobre a leptospirose.

Esse curso não apenas oferece uma oportunidade de atualização profissional, mas também permite que qualquer pessoa interessada adquira conhecimento relevante sobre a doença.

O curso é destinado a profissionais de qualquer área e em diferentes níveis de formação que estão envolvidos em atendimento primário em saúde.

A formação é resultado de uma parceria entre o Campus Virtual Fiocruz, o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Essa colaboração visa ampliar o acesso ao conhecimento e reforçar a capacitação sobre a leptospirose.

LEIA TAMBÉM:

Estrutura do Curso Online sobre Leptospirose

O curso possui uma carga horária de 30 horas e está estruturado em três módulos principais, cada um com aulas detalhadas sobre diferentes aspectos da leptospirose:

  •  Módulo 1 – Compreendendo a Leptospirose

Aula 1.1 – O que é Leptospirose?
Aula 1.2 – Fatores Ambientais que Contribuem para a Doença
Aula 1.3 – Como Ocorre a Transmissão da Doença

  •  Módulo 2 – Identificação e Tratamento da Leptospirose

Aula 2.1 – Principais Sinais e Sintomas
Aula 2.2 – Métodos de Diagnóstico
Aula 2.3 – Opções de Tratamento

  • Módulo 3 – Prevenção e Vigilância em Saúde

Aula 3.1 – Medidas de Prevenção
Aula 3.2 – Uso de Quimioprofilaxia
Aula 3.3 – Vigilância em Saúde e Riscos Associados a Desastres

As aulas são totalmente online e assíncronas, permitindo que os alunos ajustem seus horários conforme suas necessidades.

O prazo para completar todo o conteúdo e as atividades é até o dia 16 de julho de 2025.

Como se Inscrever?

As inscrições para o curso estão abertas até 11 de junho de 2025.

Interessados podem se inscrever através do link disponível (clicando aqui).

Após a conclusão do curso e a aprovação na avaliação online, os alunos receberão certificados gratuitos, que serão enviados em até cinco dias úteis.

Essa é uma oportunidade única para aprofundar conhecimentos sobre a leptospirose e contribuir para a saúde pública.

Venha conferir os cursos da Fiocruz!


As notícias e informações divulgadas em nosso site, Portal Universidade, são coletadas dos sites oficiais das respectivas instituições de ensino ou outras fontes de notícias educacionais. No entanto, enfatizamos a importância de nossos leitores e interessados conferirem sempre os respectivos editais e comunicados oficiais das instituições para obterem as informações mais atualizadas e detalhadas sobre gratuidade, datas, entre outras informações. Entendemos que as condições e detalhes de cursos e oportunidades educacionais podem sofrer alterações, e por isso, a verificação direta nos canais oficiais é fundamental. Caso o leitor ou a instituição encontre alguma informação divergente, agradecemos o contato para correção.

Portal Universidade

Notícias diárias preparadas por nossa dedicada equipe - composta por professor de comunicação social e um editor e designer - para trazer até você as notícias mais recentes e relevantes do mundo acadêmico. Colaboramos diretamente com instituições de ensino superior para garantir que nossos leitores tenham acesso a conteúdos verídicos, atualizados e de alta qualidade. Valorizamos a educação e o poder transformador do conhecimento. Siga-nos também pelo Instagram.

Deixe um comentário