Mestrado e Doutorado em Educação na Federal da Paraíba

UFPB abre seleção para Mestrado e Doutorado em Educação
Faça parte do PPGE/UFPB: inscrições abertas para pós-graduação em Educação

Você tem interesse em aprofundar seus conhecimentos na área de Educação e fazer parte de um programa de excelência, reconhecido nacional e internacionalmente?

Então, não perca essa oportunidade: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas para o exame de seleção dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação. O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPB é um dos mais conceituados do país, com nota 6 na avaliação da CAPES.

O programa conta com um corpo docente qualificado e experiente, formado por doutores e pós-doutores em diversas áreas do conhecimento. Além disso, o programa oferece uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, com salas de aula, laboratórios, biblioteca e acesso à internet.

Se você quer fazer parte dessa comunidade acadêmica, fique atento aos prazos e aos requisitos para participar do processo seletivo.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no período de 08 de setembro de 2023 até as 23h59 de 15 de setembro de 2023.

Para se inscrever, você deve acessar o site oficial do PPGE/UFPB e preencher o formulário online com seus dados pessoais e acadêmicos. Você também deve anexar os documentos solicitados no edital, como cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso, histórico escolar, currículo Lattes, projeto de pesquisa e carta de intenção.

LEIA TAMBÉM:

Para a próxima turma, que iniciará as atividades em março de 2024, o PPGE disponibilizará um total de 75 vagas, sendo 34 vagas destinadas ao Mestrado e 41 vagas ao Doutorado. As vagas estão distribuídas entre as cinco linhas de pesquisa do programa, que são:

  • Educação, Cultura e Sociedade;
  • Educação, Currículo e Processos Formativos;
  • Educação Matemática;
  • Educação em Ciências;
  • Educação Infantil.

Você deve escolher uma das linhas de pesquisa no momento da inscrição, de acordo com o seu projeto de pesquisa e o seu interesse acadêmico. Você também deve indicar um orientador ou orientadora potencial entre os professores ou professoras que atuam na linha de pesquisa escolhida. A lista dos docentes credenciados no programa está disponível no site do PPGE/UFPB.

O PPGE/UFPB também tem um compromisso com a promoção da diversidade e inclusão na pós-graduação em Educação. Por isso, o programa reserva 50% das vagas para ações afirmativas. Dessa forma, serão destinadas 15 vagas para Mestrado e 19 vagas para Doutorado a candidatos autodeclarados que atendam aos critérios das ações afirmativas. Esses critérios incluem ser negro ou negra (preto ou preta ou pardo ou parda), indígena, quilombola, pessoa com deficiência ou transexual, travesti ou transgênero. Os candidatos que optarem pelas ações afirmativas deverão apresentar os documentos comprobatórios no ato da inscrição.

O processo de seleção será composto por quatro etapas, todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. Os candidatos deverão alcançar a nota mínima de 7,0 em cada uma das etapas eliminatórias para prosseguirem na seleção. As etapas do processo seletivo serão:

  1. Primeira etapa: Prova escrita (ELIMINATÓRIA);
  2. Segunda etapa: Análise do projeto de pesquisa (ELIMINATÓRIA);
  3. Terceira etapa: Entrevista (ELIMINATÓRIA);
  4. Quarta etapa: Avaliação curricular (CLASSIFICATÓRIA).

A prova escrita será realizada no dia 10 de outubro de 2023, das 9h às 12h, nas dependências da UFPB. A prova consistirá em uma questão dissertativa sobre um tema relacionado à linha de pesquisa escolhida pelo candidato. A prova terá o valor de 10 pontos, e será corrigida por uma banca examinadora composta por três professores ou professoras do programa. O resultado da prova escrita será divulgado no dia 20 de outubro de 2023, no site do PPGE/UFPB.

A análise do projeto de pesquisa será realizada entre os dias 21 e 31 de outubro de 2023, por uma comissão formada por dois professores ou professoras do programa. O projeto de pesquisa deverá ter entre 10 e 15 páginas, seguindo as normas da ABNT e os critérios estabelecidos no edital.

O projeto deverá conter os seguintes elementos: título, introdução, justificativa, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, cronograma e referências. O projeto de pesquisa terá o valor de 10 pontos, e será avaliado de acordo com os seguintes aspectos: clareza, coerência, relevância, originalidade e viabilidade. O resultado da análise do projeto de pesquisa será divulgado no dia 01 de novembro de 2023, no site do PPGE/UFPB.

A entrevista será realizada entre os dias 02 e 15 de novembro de 2023, por uma banca composta pelo orientador ou orientadora potencial e mais dois professores ou professoras do programa. A entrevista terá o valor de 10 pontos, e será baseada no projeto de pesquisa e na carta de intenção do candidato e como objetivo verificar o conhecimento do candidato sobre o tema proposto, a adequação do projeto à linha de pesquisa escolhida, a disponibilidade para o desenvolvimento das atividades acadêmicas e a motivação para ingressar no programa.

O resultado da entrevista será divulgado no dia 16 de novembro de 2023, no site do PPGE/UFPB.

A avaliação curricular será realizada entre os dias 17 e 22 de novembro de 2023, por uma comissão formada por dois professores ou professoras do programa. A avaliação curricular terá o valor de 10 pontos, e será feita com base no currículo Lattes do candidato. Também levará em conta os seguintes itens: formação acadêmica, produção científica, experiência profissional e participação em eventos acadêmicos.

O resultado da avaliação curricular será divulgado no dia 23 de novembro de 2023, no site do PPGE/UFPB.

A divulgação dos resultados finais será realizada no dia 24 de novembro de 2023, por meio da publicação da lista de aprovados e suas respectivas notas no endereço eletrônico do PPGE/UFPB. Aqueles(as) candidatos(as) aprovados(as) e classificados(as) dentro do número de vagas ofertadas deverão efetuar suas matrículas no período de 05 a 08 de março de 2024. Os documentos necessários para a matrícula são: cópia autenticada do diploma de graduação (para o Mestrado) ou do diploma de Mestrado (para o Doutorado), cópia autenticada do histórico escolar, cópia autenticada da carteira de identidade, cópia autenticada do CPF, cópia autenticada do título de eleitor, cópia autenticada do certificado de reservista (para candidatos do sexo masculino), duas fotos 3×4 recentes e coloridas.

Não perca essa chance de fazer parte do PPGE/UFPB, um programa que se destaca pela qualidade e pela diversidade na pós-graduação em Educação. Inscreva-se já e prepare-se para o processo seletivo. Para mais informações sobre o processo seletivo, os interessados devem acessar o site oficial do PPGE/UFPB e conferir o edital completo abaixo:

→Edital

Não perca tempo e inscreva-se já para o processo seletivo do PPGE/UFPB em Educação. Você terá a chance de fazer parte de um programa de excelência, com professores renomados e infraestrutura de qualidade. Além disso, você poderá desenvolver projetos de pesquisa que farão a diferença na educação brasileira e mundial. Não perca essa chance!

Fonte de Notícias Acadêmicas: https://www.portaluniversidade.com.br/mestrado-e-doutorado/ufpb-abre-selecao-para-mestrado-e-doutorado-em-educacao/

Portal Universidade

Notícias diárias preparadas por nossa dedicada equipe - composta por professor de comunicação social e um editor e designer - para trazer até você as notícias mais recentes e relevantes do mundo acadêmico. Colaboramos diretamente com instituições de ensino superior para garantir que nossos leitores tenham acesso a conteúdos verídicos, atualizados e de alta qualidade. Valorizamos a educação e o poder transformador do conhecimento. Siga-nos também pelo Instagram.

Deixe um comentário